Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CHARME

Globo leva esporro de sindicato por “erros” em dança no Domingão com Huck

Foto de Luciano Huck na Globo
Sindicato apontou erros em dança no Domingão com Huck (foto: Reprodução/Globo)

O Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro (SPDRJ) notificou a TV Globo depois de considerar inadequada uma apresentação na Dança dos Famosos, no programa Domingão com Huck. O documento foi enviado para a emissora em 18 de março.

Segundo o Sindicato, a dança Charme não foi bem representada na produção e não refletiu os verdadeiros elementos que o caracterizam, incluindo a música e a vestimenta. “Estamos buscando uma oportunidade de esclarecimento sobre essa cultura tão rica, tanto para o público quanto para a equipe criativa do programa, para evitar a disseminação equivocada de uma cultura que lutou por mais de 30 anos por reconhecimento”, apontou.

“A apresentação realizada no programa induziu ao erro e a desinformação de todo o público, que o assistia e gerou um grande prejuízo para a comunidade de Dança e cultura Charme. Apesar da apresentação do quadro ter sido realizada com empenho, ele não representou a dança Charme, tendo em vista o exibido, não se traduz o que se reconhece como Charme. O figurino utilizado não representa a comunidade ‘charmeira’, a movimentação não possuía a linguagem da dança charme, tampouco a música do grande artista Buchecha representa o Charme”, destacou.

+ SBT fecha acordo com Preta Gil para divulgar nova programação
+ Filho de Faustão revela que recebe apontamentos do apresentador: “Seis áudios”

O Sindicato destacou as origens do Charme e afirmou que não condiz com o que foi exibido na Globo. “Nossa intenção é ressaltar a importância da representação autêntica e respeitosa da dança Charme, uma expressão cultural rica e vital para muitos em nossa comunidade. A dança Charme, com suas raízes profundas no Rio de Janeiro, é mais do que movimento; é história, cultura e identidade. A apresentação no programa, apesar de bem-intencionada, não refletiu adequadamente os verdadeiros elementos que caracterizam o Charme — desde a música e vestimenta até a essência da dança e seu impacto cultural”, disse.

Leia mais