Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO

Principal repórter do Domingo Espetacular, Afonso Mônaco morre aos 78 anos

Foto do jornalista Afonso Mônaco
Afonso Mônaco, repórter do Domingo Espetacular, morreu aos 78 anos (foto: Reprodução/Record)

Afonso Mônaco, único nome remanescente da formação original do Domingo Espetacular, morreu na noite desta sexta-feira (12). O jornalista era repórter do dominical da Record desde a estreia do programa, que completará 20 anos no ar em 18 de abril. Profissional experiente, o comunicador tinha cinco décadas de carreira e esteve a frente de coberturas emblemáticas do canal, como na investigação do desaparecimento de Madeleine McCann. A notícia de sua morte foi confirmada pela família, que divulgou uma nota de pesar nas redes sociais, e por seus colegas de trabalho.

O jornalista tinha 78 anos e será velado neste sábado, dia 13, em São Paulo. Eduardo Ribeiro, ex-âncora do Domingo Espetacular e atual titular do Fala Brasil, foi um dos que homenagearam o comunicador, que também teve passagens marcantes pelo Fantástico e pelo Globo Rural. “Um veterano da TV brasileira nos deixou. Afônso Monaco, 50 anos de Jornalismo. Estava lutando contra um câncer, que se espalhou. Eu estive com ele no hospital, recentemente. Afonso foi químico, estudou engenharia, ciências sociais. Ele teve uma linda história”, afirmou.

Celso Teixeira, diretor de desenvolvimento de núcleo da Record, também homenageou o colega de trabalho. “Descanse em paz, meu amigo. Afonso Mônaco, um dos mais importantes jornalistas do Brasil, que ajudou a construir o Domingo Espetacular. Ele parte quando o programa completa 20 anos. Além da familia tinha outra paixão, o Palmeiras. Obrigado pela amizade, ensinamentos e convivência em 35 anos. Não esqueço do dia que eu, repórter iniciante, encontrei a fera na rua pela primeira vez. Que Deus conforte todos os familiares e os amigos”, disse o executivo.

A jornalista Cláudia Aied, que dirigiu a revista eletrônica da Record até o ano passado, também prestou um tributo ao legado de Afonso Mônaco. “Sincerão! Assim que eu defino Afonso Mônaco, esse amigo e grande jornalista com quem tive o orgulho de trabalhar no Domingo Espetacular. Ele se foi. Vamos sentir sua falta, Afonso! Obrigada pela amizade, pela confiança e pela parceria”, arrematou ela, que atualmente é editora-chefe do Balanço Geral de São Paulo.

Mônaco já estava afastado do trabalho na Record há alguns meses para o tratamento de seu câncer. Além do Domingo Espetacular, o jornalista também produziu documentários para o programa Câmera Record. Ele completaria 79 anos em 7 de novembro.

Leia mais