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Em 1 mês no ar, Tá na Hora tira público de Datena e levanta audiência do SBT Brasil

Foto de Christina Rocha e Marcão do Povo no estúdio do Tá na Hora
Christina Rocha e Marcão do Povo incrementaram ibope do horário nobre do SBT (foto: Reprodução/SBT)

O Tá na Hora encerrou seu primeiro mês de exibição com um balanço positivo: mesmo em quarto lugar de audiência, o jornalístico comandado por Christina Rocha e Marcão do Povo conseguiu tirar parte dos telespectadores fiéis do Brasil Urgente e do Jornal da Band, colaborando com um efeito cascata nos índices do SBT Brasil, que voltou ao terceiro lugar na Grande São Paulo depois de diversos meses na quarta colocação — apenas 5 das 18 edições que antecederam a reformulação do jornalístico, em 11 de março, conseguiram ficar com a medalha de bronze no ibope.

Entre os dias 18 de março e 13 de abril, o SBT Brasil conseguiu superar a Band em 58% de suas exibições, registrando média de 3,70 pontos na principal metrópole do país. Nas três semanas que antecederam a chegada de Cesar Filho, o principal telejornal da emissora de Silvio Santos só conseguiu superar a Band nos dias 24 de fevereiro (3,2 x 2,6), 27 de fevereiro (4,2 x 3,6), 2 de março (3,3 x 2,6), 4 de março (4,4 x 4,2) e 7 de março (4,3 para ambos os canais, com vantagem centesimal para o SBT). O desempenho do noticioso melhorou justamente com a estreia do Tá na Hora.

No primeiro mês indo ao ar depois do jornalístico de Christina Rocha e Marcão do Povo, Cesar Filho não perdeu o terceiro lugar em nenhuma semana: o SBT Brasil superou a Band por 3,9 a 3,7 pontos entre 18 e 23 de março, empatou com a rival com 3,6 de média entre os dias 25 e 30 de março, venceu três dos embates com a concorrente na primeira semana de abril e, entre os dias 8 e 13 de abril, conseguiu abrir sua maior distância na comparação com a programação do canal do Morumbi, assegurando a terceira colocação com 4,0 pontos de média, contra 3,5 da adversária.

A melhora na performance de seu principal telejornal também contribuiu para um incremento nos resultados de A Infância de Romeu e Julieta: o folhetim, que não conseguirá se livrar da pecha de maior fracasso da teledramaturgia nacional do SBT em mais de uma década, acumulou média de 4,1 pontos nas primeiras quatro semanas da nova programação da rede, índice que simboliza um incremento de 5% na comparação com os resultados da trama antes da mudança da grade. As Aventuras de Poliana, na faixa das 21h30, também cresceu com a nova grade do canal.

Foto do apresentador José Luiz Datena no estúdio do Brasil Urgente
Datena perdeu público com a estreia do Tá na Hora no SBT (foto: Reprodução/Band)

Datena encolheu com chegada do Tá na Hora

Apesar de permanecer na terceira colocação de audiência, tal qual já acontecia quando disputava público com novelas mexicanas, o Brasil Urgente perdeu público com a chegada do novo rival na editoria policial: o bloco nacional do telejornal, veiculado das 16h às 18h50, perdeu 3% de audiência no primeiro mês de confronto com o Tá na Hora. Antes da mudança de programação do SBT, José Luiz Datena conseguia superar a barreira dos 4 pontos de média com facilidade. Desde a estreia do concorrente, seu recorde foi de apenas 3,7 pontos de média, obtidos em 27 de março.

O Jornal da Band também foi prejudicado pela piora nos números do Brasil Urgente: no mês que antecedeu a estreia do jornalístico de Christina Rocha e Marcão do Povo, o noticioso comandado por Eduardo Oinegue e Adriana Araújo chegou a ter média semanal de 4,2 pontos, entre os dias 19 e 24 de fevereiro. Com a nova grade do SBT, o melhor desempenho semanal do telejornal foi de 3,96 pontos, justamente na primeira semana da programação modificada da concorrente, entre 18 e 23 de março.

O levantamento obtido pela reportagem do TV Pop indica que o Fofocalizando continua sendo o elemento mais fraco da emissora de Silvio Santos: mesmo indo ao ar na faixa em que as atrações policiais da Record e do SBT desovam seus intervalos comerciais, a revista eletrônica segue como quarta colocada em sua faixa horária. Entre os dias 18 de março e 13 de abril, o programa anotou média de 3,02 pontos, contra 3,31 do Brasil Urgente e 5,71 do Cidade Alerta — uma queda de 6% na comparação com os números de Minha Fortuna é Te Amar, que o antecede na programação.

A revista eletrônica, por sinal, fez com que a audiência de sua faixa encolhesse em 12% no comparativo com a novela A Gata, que ocupava o horário entre os dias 19 de fevereiro e 15 de março. As últimas semanas do folhetim ainda deixaram a emissora de Silvio Santos em terceiro lugar, a frente dos 3,34 da Band no confronto direto — diferentemente do Fofocalizando, que chega ao quinto lugar de audiência quase que diariamente. A troca da novela mexicana pelo programa de fofocas ainda beneficiou a Record, que incrementou os índices do Cidade Alerta em 2%.

Cada ponto de audiência representa 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos na Grande São Paulo.

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