Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
DEPOIS DE 18 ANOS

Desenho mais antigo da TV brasileira, Pica-Pau deixa a grade da Record

Foto de Pica-Pau
Pica-Pau deixará grade da Record (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

Desenho mais antigo da TV brasileira, Pica-Pau deixará a grade da Record. A partir do próximo domingo (30), a atração não fará mais parte da programação da emissora dos bispos. Apesar de ter licença para exibir as aventuras do pássaro maluco até 2026, o canal optou por aumentar o tempo de duração dos desenhos bíblicos e da série Todo Mundo Odeia o Chris (2006-2009).

Pica-Pau ia ao ar entre 10h30 e 11h15 na Record, mas será substituído pelos desenhos que contam histórias bíblicas entre 9h e 10h30. Todo Mundo Odeia o Chris ficará por 3 horas e trinta minutos no ar, ganhando meia hora na programação do canal. A produção estadunidense é um dos maiores trunfos da emissora desde os anos 2000.

+ Filha de Silvio Santos admite ciúmes de homenagem da Globo a estrelas do SBT
+ Rachel Sheherazade baterá de frente com Portiolli em novo programa da Record

De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a Record renovou no início do ano o contrato com a Universal Pictures, que detém os direitos de exibição do desenho do pássaro maluco, mas mesmo assim a emissora optou por renovar a grade. O desenho chegou à emissora em 2006, e chegou a vencer a audiência da Globo em algumas ocasiões.

Em 2007, a atração infantil garantiu 18 pontos de média no ibope da Grande São Paulo. Em 2012, um diretor da Globo foi demitido depois de reclamar que a atração que Xuxa tinha aos sábados perdeu para Pica-Pau. Os números de audiência do desenho começaram a cair em 2018, ficando em 3 pontos desde então.

Desenho mais antigo exibido na televisão brasileira

Além da Record, Pica-Pau já foi exibido no SBT, entre 1981 e 2003, e também na Globo, entre 2003 e 2006, mas o público brasileiro teve a oportunidade de acompanhar o desenho desde os primeiros dias da televisão no Brasil, em 1950, através da extinta TV Tupi (1950-1980).

Leia mais