PERDEU A PACIÊNCIA

Ana Maria Braga se enfurece com grosseria de técnico do Palmeiras ao vivo

Foto de Ana Maria Braga no Mais Você com blusa grossa de frio
Ana Maria Braga se enfureceu no Mais Você (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ana Maria Braga ficou furiosa com a atitude do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, contra uma repórter da BandNews FM. O treinador respondeu a uma pergunta da profissional de forma grosseira durante uma coletiva de imprensa no último sábado (24), quando o time paulista goleou o Cuiabá por 5 a 0. Aline Fanelli fez um questionamento referente ao futebol, mas mesmo assim irritou o português.

“Queria saber se você poderia atualizar para a gente a situação do Mayke”, perguntou a jornalista em trecho reproduzido no Mais Você, da TV Globo. “Mais uma lesão…”, começou respondendo o técnico, se mostrando irritado logo em seguida.

+ Adriana Araújo passa por exame cardíaco depois de mal-estar no Jornal da Band
+ Sem Luiz Bacci, Cidade Alerta leva sufoco da Band e tem segunda pior audiência do ano

“Há uma coisa que vocês têm que entender: eu tenho que dar satisfações a três mulheres só. À minha mãe, à minha mulher, e à presidente do Palmeiras que é a Leila. São as únicas que têm o direito de vir falar comigo e pedir explicações porque a equipe perdeu, porque meteu o A, o B e o C. São as únicas que têm o direito de me pedir explicações”, disparou ele.

Ao voltar para o estúdio de Ana Maria Braga, Felipe Andreoli expôs a nota do Palmeiras afirmando que Abel entrou em contato com a jornalista para pedir desculpas. “Foi horrível, Ana. Não foi a primeira do Abel, ele já cometeu outros vacilos. Os pedidos de desculpas deles são sempre aquilo que parece que a assessoria de imprensa escreveu –se não foi a própria assessoria que escreveu”, afirmou o apresentador do Globo Esporte.

“Uma dificuldade de assumir seus erros, de pedir desculpas. Sábado foi uma coisa pública, na frente de todo mundo, e ele quer pedir desculpas privadamente”, observou. “Ele ligou para a repórter, dizendo que não teve intenção de causar constrangimento. Foi muito além do constrangimento, é machismo e misoginia isso que ele fez”, acrescentou.

Ana Maria Braga, que é palmeirense, defendeu a repórter e criticou o treinador. “É muito maluco, porque… Não sei em Portugal, mas aqui no Brasil, quando a gente ocupa uma função de chefia… Ainda mais no futebol que todo mundo gosta de saber das coisas, e ele é técnico de uma das melhores agremiações do Brasil, o senhor tem, sim, obrigação de dar satisfação para quem quer que seja que lhe pergunte como vai o time”, iniciou a apresentadora.

“[A repórter] não fez pergunta pessoal, não estava perguntando da sua vida, da sua família, nada seu. Estava perguntando da sua função. Sua função, além de treinar os jogadores e fazer um bom trabalho –que o senhor faz em campo–, também é informar a gente, que é torcedor, que gosta de torcer pelo Palmeiras, e mesmo que não seja”, continuou.

“Se o senhor fizesse isso com a pergunta de um homem, a gente ia dizer que o senhor é mal-educado. Mas o senhor disse isso para uma mulher, e eu fico muito espantada, porque há pouco tempo atrás a presidente do Palmeiras, a Leila, fez uma coletiva só de jornalistas mulheres. Agora, o melhor era mesmo ninguém ir na coletiva, já que ele não quer responder. Vai fazer lá o quê? Sai! Não se faz isso. É misoginia mesmo, falando isso para uma mulher”, disparou.

Ana Maria Braga avaliou a atitude do português como um grande desrespeito com as profissionais mulheres. “A mim, que sou mulher, me parece um desrespeito a nós todas. Eu fico com medo, de repente se eu te encontrar em algum lugar e te perguntar alguma coisa do meu time. Qualquer pessoa fica. Sei lá qual é a resposta que ele vai me dar”, lamentou.

Por fim, a apresentadora do Mais Você ponderou que talvez as recusas do técnico em comparecer ao seu programa tenha uma origem machista. “Eu sinto muito, mas realmente, senhor Abel, eu e todas as mulheres. Não sou jornalista esportiva, sempre lhe convidei para sentar à mesa e o senhor nunca aceitou. Deve ser porque eu sou mulher, será?”, questionou ela.

Leia mais