Âncora do Jornal Hoje, César Tralli voltou ao trabalho na Globo nesta segunda-feira (24) após perder a mãe, Edna Tralli, em um acidente de avião no dia 9 de outubro. O jornalista estava afastado da emissora e da GloboNews, onde comanda o Edição das 18h, desde segunda-feira (10). Em participação no Encontro, ele recebeu as boas-vindas de Patricia Poeta, que não citou diretamente a tragédia pessoal vivida pelo comunicador. “Bom dia, Tralli. Em primeiro lugar, que bom ter você de volta”, disse ela.
Tralli participou do matinal da Globo para atualizar o público com as últimas informações sobre o caso do ex-deputado federal Roberto Jefferson, que atirou contra policiais federais com fuzil e granadas após uma ordem de prisão determinada pelo ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (23). “Bom dia, Patricia e Manoel [Soares]. Uma alegria e um prazer estar aqui com vocês”, disse o marido de Ticiane Pinheiro, antes de começar a passar as informações sobre o atentado contra os policiais.
Nos últimos dias, César Tralli usou as redes sociais para desabafar após a morte trágica da mãe. “Uma mulher que nasceu na roça, com mais oito irmãos [três homens e seis mulheres ao todo]. Uma mulher que -na infância e juventude- cortou cana de açúcar nos canaviais do entorno de Jaboticabal, interior paulista. Uma mulher que colheu algodão, que colheu amendoim e que vendeu o produto da sua colheita, do seu suor, de porta em porta e em estádio de futebol. Uma mulher que enfrentou enormes dificuldades, sem jamais perder a doçura, o entusiasmo e a alegria de viver”, contou o jornalista.
“Sempre que eu me sentia triste ou abatido por algum motivo, eu pensava em minha mãe. Olha o que ela passou. Levanta a cabeça e vai à luta. À essa estrondosa resiliência, se somaram outros importantes aprendizados dela. Ética. Generosidade. Amor ao próximo. Otimismo. Compaixão. Fé inabalável”, disse ele. Ele destacou ainda que Edna Tralli estava jovem e lamentou que ela não poderá acompanhar o crescimento da filha, Manuela. “Minha mãe Edna se despede de nós abruptamente aos 74 anos. Estava jovem. Feliz. Apaixonada. […] Se eu puder continuar honrando o legado da minha mãe, isso já me trará muito conforto. É o que eu verdadeiramente busco”, concluiu.
Na ausência de César Tralli, o Jornal Hoje foi apresentado por Alan Severiano, do telejornal local SP1. Na GloboNews, o Edição das 18h foi comandado por Leilane Neubarth, do Conexão GloboNews, e Marcelo Cosme, titular do Em Pauta.