O que esperar das próximas reprises de novelas da Globo? Na última parte da conversa exclusiva com a reportagem do TV Pop, Amauri Soares revelou que a emissora já esperava o sucesso de seu novo horário de teledramaturgia, aberto com a reapresentação de O Cravo e a Rosa, e contou que a faixa Edição Especial será ocupada apenas por folhetins exibidos originalmente na faixa das 18h. De acordo com o diretor-geral da emissora, haverá apenas uma exceção: uma trama das 19h já foi selecionada pelo canal e será veiculada “muito em breve”.
“No slot de Edição Especial nós iremos exibir novelas das seis. Ele será destinado para histórias românticas, histórias que tem uma adequação para o público infantil… afinal, ele vai ao ar em um horário que crianças chegam da escola, que tem mais jovens assistindo televisão. Em príncipio, serão apenas novelas das seis. Mas eu te antecipo que tem uma novela das sete que se encaixará bem ali, que tem um perfil. Digamos que eu estou te dando um spoiler de curadoria, sabe?”, conta o executivo, que tentou desafiar a memória da reportagem com o possível folhetim escolhido.
“Você conhece novelas e vai pegar: tem uma novela das 19h que a história se encaixa muito bem ali, e ela será escalada muito em breve para o horário”, disparou ele. “Por acaso é aquela novela que tem um macaco pintor?”, questionei, em referência à Caras & Bocas, transmitida originalmente em 2010 e criada por Walcyr Carrasco, que é o mesmo autor de O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta, atualmente em exibição na faixa. “Posso falar de outra coisa?”, desconversou Soares, aos risos, que preferiu explicar algumas das perguntas que a emissora se fez para criar o bloco Edição Especial.
Leia também: A Favorita fracassou? Chefão da Globo defende a novela e justifica cortes
Segundo o diretor, a líder de audiência tinha uma preocupação com a curadoria das duas faixas de reapresentações e teve que encontrar uma maneira para que os horários não se anulassem. “A gente sabe o poder que uma novela tem… eu sei, você sabe, a gente sabe que uma novela pode atrair público. O que nós queríamos encontrar para uma nova faixa era uma curadoria que fizesse sentido, porque nós já temos o Vale a Pena Ver de Novo“, pontuou.
“Para colocar outra reprise de novela, nós fizemos algumas perguntas: qual é a curadoria? Qual é a diferença? Que histórias eu conto ali e que histórias eu conto aqui? E acredito que respondemos isso bem, que conseguimos encontrar uma curadoria adequada. Com isso, no Vale a Pena Ver de Novo, nós teremos apenas os novelões. Com tramas de autor, com títulos fortes, sempre grandes novelas das 21h”, prosseguiu ele. Por fim, a reportagem do TV Pop questionou a movimentação feita por algumas afiliadas da Globo, que tem apostado em novelas nas tardes de sábado.
“Há algum tempo, a TV Bahia teve a ideia de levar a Edição Especial para os sábados. Nós entramos nesse projeto junto com eles e está sendo avaliado. Em princípio, eu posso te dizer que nós não temos interesse em levar isso para a rede. A nossa grade de sábado está super bem arrumada, o Mion está indo muito bem, tá tudo beleza. Mas isso não quer dizer que a gente não possa liberar que outras afiliadas sigam esse modelo na nossa faixa horária optativa”, concluiu Amauri Soares.