As principais emissoras de televisão estarão com uma programação especial neste domingo (30) para a cobertura do dia de votação do segundo turno das eleições 2022. Em todo o país, milhões de brasileiros voltarão às urnas para escolher se Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) governará o país pelos próximos quatro anos. Além da corrida presidencial, doze estados também vão escolher seus governadores: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Na Globo, os boletins começarão logo pela manhã, às 8h (pelo horário de Brasília), com o Giro Eleições. Assim como aconteceu no primeiro turno, o Globo Rural terá início às 8h10, seguido pelo Auto Esporte, às 9h30. A grade continua com o Esporte Espetacular às 10h, e um novo Giro Eleições, ao meio-dia. Em seguida, a Temperatura Máxima entra em cartaz mais cedo, às 12h10, com o filme Malévola (2014). A programação segue com Família Paraíso às 13h50, e Domingão com Huck às 15h. O Fantástico começará às 17h, com a Marcha da Apuração, com William Bonner e Renata Lo Prete. Maria Júlia Coutinho e Poliana Abritta seguirão no ar até às 23h30, quando está previso para começar o humorístico Vai Que Cola.
A Record também preparou um esquema especial para cobertura da festa da democracia. No canal paulista, a partir das 7h, os boletins serão apresentados por Camila Busnello e Janine Borba. O Record Kids terá início às 10h30, seguido pelo Cine Maior, com o longa Angry Birds – O Filme (2016), a partir de 11h15. O Hora do Faro também vai começar mais cedo, às 13h00. Às 16h45, perto do encerramento da votação nas urnas, Christina Lemos e Eduardo Ribeiro entrarão com uma edição especial que se estende às 19h45, quando começará o Domingo Espetacular. A cobertura seguirá no jornalístico semanal apresentado por Carolina Ferraz e Sérgio Aguiar até o fim da apuração. O reality A Fazenda 14 tem previsão de exibição às 23h00. A programação continua com Câmera Record às 23h15. A série Chicago P.D. será exibida por volta de 0h15.
O SBT não terá mudanças significativas em sua grade de programação. Segundo o canal de Silvio Santos, cerca de 100 profissionais estarão envolvidos na cobertura, desde as primeiras horas da manhã. Serão exibidos boletins ao longo da grade da emissora, para mostrar a votação para presidente e nos 12 estados que também vão escolher governador. A partir das 17h, o jornalista Marcelo Torres será o responsável por todas as informações a respeito do segundo turno. A rede também transmitirá, ao vivo, o discurso do presidente eleito ou reeleito. Após o Programa Silvio Santos, por volta de meia-noite, o especial Eleições 2022 trará especialistas no assunto para comentarem os resultados da votação.
Na Band, serão exibidos links ao vivo a partir das 7h. O Show do Esporte, comandado por Glenda Kozlowski e Elia Júnior a partir das 10h, também vai ser diferente. A cada nova informação, Joel Datena e Paloma Tocci ancoram boletins com repórteres ao vivo pelo país. No período da tarde, Thais Dias e Joana Treptow apresentam os boletins com equipes das emissoras afiliadas. O humorístico Perrengue vai começar mais cedo, às 14h00. Às 16h00, será exibido um programa especial chamado Pré Fórmula 1 sobre o GP do México, que entrará em VT mais tarde, às 22h30. A partir de 16h45, o Band Eleições chega com as últimas informações do fechamento das urnas e com a apuração minuto a minuto. José Luiz Datena, Adriana Araújo, Rodolfo Schneider e Eduardo Oinegue se revezam no comando do programa entrevistando convidados, analistas políticos e reportagens. Lana Canepa, Douglas Santucci e Cynthia Martins também participam da cobertura. O Canal Livre entrará no ar a partir das 22h em transmissão simultânea com o BandNews TV e a Rádio Bandeirantes. A apresentação é de Rodolfo Schneider, com participação dos jornalistas Fernando Mitre, Adriana Araújo, Eduardo Oinegue e do cientista político Fernando Schüller.
Cobertura das eleições na TV por assinatura
GloboNews
Na GloboNews, a cobertura começa no sábado (29), véspera do segundo turno. Das 17h até meia-noite, Natuza Nery e os comentaristas do canal analisam as últimas pesquisas eleitorais na Central das Eleições. No domingo (30), das 6h às 11h, uma edição especial do Conexão GloboNews, ancorada por Leilane Neubarth, Christiane Pelajo e Camila Bonfim, abre o dia com as movimentações nas zonas eleitorais. Das 11h às 16h, Aline Midlej, Marcelo Cosme e Tiago Eltz assumem a cobertura. A partir das 16h, em mais uma edição da Central das Eleições: Natuza Nery, César Tralli, Andréia Sadi e Nilson Klava estarão à frente da apuração. No final da apuração, o jornalístico recebe os comentaristas Julia Duailibi, Merval Pereira, Fernando Gabeira, Míriam Leitão, Mauro Paulino, Gerson Camarotti, Valdo Cruz, Octávio Guedes, Flávia Oliveira, Ana Flor, Mônica Waldvogel e Eliane Cantanhêde para analisar os resultados.
CNN Brasil
A CNN Brasil novamente apostará em uma maratona de 48h horas de cobertura ao vivo ininterrupta. O início da “virada eleitoral” será neste sábado (29), às 23h45. O encerramento da programação especial será na segunda-feira (31), também às 23h45. No domingo (30), dia da eleição, a cobertura se intensifica a partir do encerramento do horário de votação e terá seu ponto alto na divulgação dos resultados no mesmo modelo em que ocorreu no primeiro turno. A emissora vai atravessar a madrugada de domingo para segunda ao vivo com a repercussão dos resultados e permanecerá ao longo da segunda-feira com sua programação normal.
Record News
A Record News também estará dedicada ao dia histórico para a democracia brasileira. No domingo, o canal estará ao vivo a partir das 7 da manhã até a divulgação dos resultados de todos os estados. Os apresentadores Kelly Godoy, Gustavo Toledo, Renata Caetano e Rafael Algarte participarão da cobertura especial, que contará ainda com comentários de Heródoto Barbeiro. “Ao longo do dia haverá a participação de diversos convidados para comentar as expectativas em relação aos futuros governantes e os impactos dos resultados na vida dos brasileiros, na política nacional e internacional”, explicou o canal em comunicado.
BandNews TV
Na TV paga, o BandNews TV terá uma maratona eleitoral a partir das 8h da manhã, com a abertura das urnas. O canal por assinatura terá um giro de reportagem nas ruas com a movimentação em todo o país, além de acompanhar o voto dos candidatos e tudo o que acontece no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Às 17h, o canal recebe convidados especiais para analisar os números desde o início da apuração em um estúdio montado especialmente para a cobertura. Os âncoras Eduardo Castro, Felipe Vieira e Paula Valdez atualizam minuto a minuto os dados do TSE em tempo real.