O SBT exibe neste sábado (29) a última final do contrato de transmissão da Libertadores. A partir de 2023, a principal competição de times da América Latina voltará a ser exibida pela Globo depois de três temporadas na concorrente, entre 2020 e 2022. Em entrevista, o narrador Teo José fez um balanço das edições do torneio na emissora de Silvio Santos afirmou que a Conmebol deve agradecer ao canal paulista pelo trabalho realizado.
“A Conmebol, com o trabalho que a gente fez na Libertadores, ganhou bastante. A Conmebol deve… o presidente dela tem que acordar todo dia e agradecer ao SBT, porque o que eles faturaram na concorrência da Libertadores e também com a Sul-Americana foi um negócio impressionante”, disse Téo José em conversa com a coluna do jornalista Allan Simon, no UOL. De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, a Confederação Sul-Americana de Futebol arrecadou cerca de US$ 1,5 bilhão pelo ciclo de 2023 a 2026 com a venda de direitos de transmissão para o Brasil e América do Sul na licitação da Libertadores, Recopa e Copa Sul-Americana.
Apesar de o SBT ter perdido os direitos da Libertadores, o canal conseguiu garantir a transmissão da Sul-Americana pelos próximos quatro anos. A rede acreditava que conseguiria levar os direitos do próximo ciclo da Libertadores após ter salvado a Conmebol quando a Globo rescindiu o contrato da competição no contrato anterior –a líder de audiência tentou reduzir o valor do acordo durante a crise sanitária, mas a confederação decidiu escolher outra emissora para exibir os jogos, no caso o SBT. Desde que o torneio mudou de casa, a Libertadores teve apenas times brasileiros na final.
O período da Libertadores no SBT
“Dois pontos. Primeiro, todos os times que estiveram no campo do SBT tiveram um tratamento absolutamente igual. Um tratamento de um respeito máximo como o esporte pede. Não teve essa história de preferência para um, preferência para outro, teve só na cabeça de jornalista, mas se você pegar o histórico, se você fizer o estudo nos jogos que a gente transmitiu, você pode ver que foram jogos por merecimento de audiência, de peso, de time, e de torcedor. Mas todos foram tratados de forma igual”, disse o narrador.
Téo José ainda destacou que o segundo ponto foi o espaço dado à competição na grade de programação do SBT. “Onde se pensou em abrir uma transmissão com mais de duas horas de espera [pré-jogo]? Nunca se pensou isso. E a gente fez em todas as finais. A gente fez na primeira [Palmeiras x Santos], mesmo com a crise sanitária que era mais difícil, a gente fez na segunda e a gente vai fazer na terceira. Isso mostra que mesmo tendo um time que não é paulista, que é o Athletico Paranaense, a gente vai fazer do mesmo jeito. Porque muita gente fala ‘ah, o SBT é uma televisão paulista’. Realmente a emissora tem sua sede em São Paulo, mas é Sistema Brasileiro de Televisão, a gente vai fazer e dar o mesmo tratamento como se tivesse uma ou duas equipes paulistas”, continuou ele.
O narrador ainda citou um terceiro ponto, em tom de brincadeira: “As chamadas. Aí o bicho pega, porque aí vai ser mais difícil. Eu já vi até algumas tentativas [da concorrência], mas… (risos)”. Ele ainda se disse motivado com a chegada da Copa Sul-Americana no SBT. “Eu garanto uma coisa, a gente vai dar o mesmo tratamento para a Sul-Americana que está sendo dado para Libertadores. A não ser que tenha algo de força maior, a gente não vai abrir a transmissão três minutos antes, não. A gente vai tratar a competição com respeito que ela merece, e que o torcedor merece”, garantiu.
SBT está em busca de outras competições
Na entrevista ao UOL, Téo José disse que o SBT “está no mercado em busca de bons eventos”, mas sem citar detalhes de futuras competições que possam ser adquiridas pelo canal. “O que eu ouvi dos nossos maiores diretores é o seguinte: o futebol, o esporte, é uma realidade dentro do SBT. E foi provado isso, a gente comprou um campeonato de praticamente três temporadas (Libertadores), outro de três temporadas, que é a Liga dos Campeões, a Sul-Americana agora por quatro temporada, e tudo está sendo cumprido e entregue mais do que está no papel”, disse Téo.
“A gente sabe que a concorrente principal (Globo) tem um poder grande em todos os sentidos, de qualidade, competência, financeiro, de audiência, mas a gente está no SBT. Eu falo isso para a nossa equipe, nós somos o SBT, nós gigantes. A gente não vai desistir. Pelo contrário, as vitórias e as derrotas só serviram para motivar a nossa diretoria e eu sou muito grato ao pensamento que a gente tem hoje dentro da diretoria do SBT”, finalizou o narrador.
SBT terá cobertura de Flamengo x Athletico Paranaense
A grande final da Libertadores 2022 acontece neste sábado (29), com transmissão ao vivo do SBT a partir das 17h. Antes do apito inicial, os torcedores das duas equipes já ficarão por dentro do que está rolando, com uma programação especial preparada pela emissora. Com 17 profissionais em Guayaquil, no Equador, o canal terá um programa especial no dia do jogo, a partir das 14h45, com equipes direto da Arena da Baixada, em Curitiba, e na Gávea, no Rio de Janeiro. A equipe de transmissão do SBT, incluindo Téo José, Mauro Beting, Mauro Cézar Pereira, Nadine Bastos, André Galvão e Flávio Winicki, também estará presente no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.