Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Paulo Gustavo tem piora clínica e é diagnosticado com lesão cerebral

Quadro clínico de Paulo Gustavo é crítico, de acordo com a Veja Rio (foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Quadro clínico de Paulo Gustavo é crítico, de acordo com a Veja Rio (foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Internado desde 13 de março com complicações da Covid-19, Paulo Gustavo teve uma piora em seu quadro clínico nesta segunda (3). De acordo com a revista Veja, o humorista foi diagnosticado com uma fístula broncovenosa, que é uma abertura entre pulmões e veias. Consequentemente, bolhas de ar entraram na corrente sanguínea e provocaram uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais no artista. Ainda não é possível afirmar qual é a extensão das lesões, e tampouco os danos que podem ter sido provocados por elas.

A Veja Rio também informa que a equipe médica que acompanha Paulo Gustavo está debatendo a realização de uma cirurgia de altíssimo risco para fechar a fístula. O humorista segue fazendo uso da ECMO, aparelho que funciona como uma espécie de pulmão artificial. A repórter Marcela Capobianco, que assina a reportagem publicada no site da revista, afirma que o estado de saúde do humorista é crítico. A informação divulgada pela revista foi confirmada pouco depois em uma nota oficial divulgada pela família do comediante. O texto é o seguinte:

Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade. A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível.

Thales Bretas, marido do ator, não se manifesta nas redes sociais há cinco dias. Em sua última publicação, ele contou que sentia saudades do companheiro, e que tem muita fé que ele se recuperará.

“Estamos de braços dados, juntos nessa caminhada em direção à luz! O caminho tortuoso não vai importar quando estivermos vivendo novas alegrias e agradecendo a vitória! Estou muito ansioso, mas já medicado pra aguentar esperar o que precisar pra te carregar comigo pra casa! Que saudade da sua presença tão forte e alegre! Tenho muita fé que você vai melhorar logo, e eu vou estar firme te esperando!”, afirmou Bretas, que é medico dermatologista.

 

Leia mais