O BBB 21 chegará ao fim na noite desta terça-feira (4) como um dos maiores fenômenos transmídia da história da televisão brasileira. Além dos recordes de audiência, o reality show da Globo também alcançou marcas históricas de engajamento nas redes sociais e teve cifras inéditas de faturamento. Durante os 100 dias da competição, as marcas que patrocinaram a atração foram pesquisadas nos mecanismos de buscas da internet mais de 12 milhões de vezes e também viraram assunto dos fãs do formato, que se interessaram pelos produtos anunciados dentro do formato.
O TV Pop teve acesso a um levantamento inédito feito pela Semrush, plataforma especializada em gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, que mostra que a Americanas foi a recordista de engajamento dentre os patrocinadores do BBB 21. Mais de 6,8 milhões de buscas foram feitas pela marca apenas nos dois primeiros meses que o programa esteve no ar — a empresa patrocinou alguns dos eventos do reality e tinha ativações semanais, sendo a patrocinadora do mercado da casa mais vigiada do Brasil.
Em segundo lugar no ranking, aparece a Samsung, com mais de 1,6 milhão de pesquisas. Para o programa, a marca apostou em cupons de descontos personalizados para os telespectadores do reality show e atuou como patrocinadora de provas e festas, chegando a presentear participantes com celulares da empresa. A terceira colocação é ocupada pelo iFood: o aplicativo de comida foi pesquisado mais de 1,5 milhão de vezes. Na sequência, o top 5 de engajamento tem 1,2 milhão do McDonald’s e 823 mil buscas feitas pela Avon, que patrocinou a última prova do programa.
“O programa é uma das vitrines mais caras para se expor produtos nos primeiros meses do ano. O investimento é bastante significativo, e o retorno é quase sempre certo. As marcas que embarcam nessa jogada precisam estar preparadas para atender uma demanda grande de busca, tráfego no site e segurança online para se certificar de que a estratégia está sendo efetiva. Técnicas de SEO podem auxiliar as marcas a se rankear corretamente no Google para serem achadas com facilidade pelos usuários”, pontuou Fernando Angulo, Head of Communications da Semrush.
De acordo com a Globo, o BBB 21 teve faturamento de R$ 530 milhões antes mesmo de sua estreia. Motivadas pelo fenômeno da temporada anterior, que já havia conseguido grande mobilização nas redes sociais, as marcas sequer esperaram o programa entrar no ar para garantir um espaço na casa mais vigiada do Brasil. Além disso, a crise sanitária também potencializou os resultados do reality, que se tornou uma das poucas opções de entretenimento não reprisado na televisão do país.