A GloboNews liderou a audiência nacional na TV por assinatura com a cobertura especial do segundo turno das eleições no domingo (30). Com as atenções voltadas para o dia de votação, a apuração e o discurso do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o canal de notícias da Globo teve mais público do que as concorrentes somadas. A Jovem Pan News, emissora linhada com o candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL), ficou em segundo lugar, mas bem distante da liderança. A CNN Brasil anotou o terceiro lugar, seguida da Record News e da BandNews TV, a lanterninha no ranking dos canais noticiosos.
De acordo com dados de audiência consolidados do PNT (Painel Nacional de Televisão) obtidos com exclusividade pela reportagem do TV Pop, a GloboNews iniciou o dia já na liderança durante toda a faixa da manhã, entre 7h00 e 11h59, com 1,2 ponto de média e share (participação) de 3,9%. A CNN Brasil aparece na segunda colocação, com 0,4 ponto, empatada com a Jovem Pan News. Record News e BandNews TV também ficaram empatadas com 0,2 ponto cada. Cada ponto representa 713.821 telespectadores e 258.821 domicílios sintonizados.
Na faixa da tarde, das 12h00 às 17h59, a GloboNews ampliou a vantagem contra as concorrentes com média de 3,2 pontos e participação entre televisores ligados de 6,2%. CNN Brasil e Jovem Pan News novamente ficaram com a mesma plateia de público, com 0,9 ponto cada e participação de 1,8% no ranking das emissoras no mercado nacional de televisão por assinatura da Kantar Ibope Media. A Record News e a BandNews TV também empataram mais uma vez e registraram 0,4 ponto (0,8% de share).
No horário nobre, entre 18h00 e 23h59, a GloboNews viu sua audiência aumentar ainda mais e fechou o período com 4,4 pontos e share de 6,8%. Novamente, a Jovem Pan News ficou na vice-liderança, mas bem distante do canal pago da Globo, com 1,6 pontos de média (2,4%). A CNN Brasil aparece na sequência, com média de 1,4 ponto (2,1% de share). A Record News, que chegou a ficar em terceiro lugar com o trajeto de Lula para um hotel, onde fez o primeiro discurso como presidente eleito, marcou 0,4 ponto (0,7), assim o como a BandNews TV. No caso do canal do Grupo Bandeirantes, o share foi um pouco menor, com 0,6%.
Ainda de acordo com dados de audiência da TV por assinatura no mercado nacional, que reúne as 15 principais regiões do país, a GloboNews fechou a média/dia com 3,0 pontos e share de 6,1%. A Jovem Pan News teve média de 1,0 ponto (2,0%) de share em sua primeira cobertura de segundo turno da eleição presidencial. A CNN Brasil aparece no ranking encostado no canal do empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, com 1,0 de média. A Record News ficou em quarto lugar, com 0,4 ponto, seguida da BandNews TV, que teve 0,3 de média.
Na TV aberta, na região metropolitana de São Paulo, a cobertura do triunfo de Lula diante de Bolsonaro monopolizou a atenção dos brasileiros e a maior parte da população escolheu a Globo para acompanhar o desenrolar da apuração dos votos do segundo turno neste domingo (30). Habitual líder de audiência, a emissora viu os seus índices de ibope crescerem ainda mais com a programação especial montada para o desfecho do pleito mais disputado da história da democracia brasileira. O Fantástico, que normalmente dura cerca de 2h30min, teve uma edição que durou mais de sete horas.