A cantora Gal Costa (1945-2022) morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. Em comunicado, a assessoria de imprensa da artista confirmou que a causa da morte foi um infarto fulminante. De acordo com a nota, o mal súbito aconteceu enquanto a estrela da MPB estava em casa. “É com pesar que confirmamos o falecimento da cantora Gal Costa, na manhã desta quarta-feira, 09, em São Paulo. Gal Costa sofreu um infarto em sua casa e não resistiu. Pedimos respeito e compreensão nesse momento de luto”, disse o texto.
A artista havia dado uma pausa em shows após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Ela era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora.
Ainda de acordo com a equipe da cantora, ela precisava se recuperar da cirurgia e precisaria se afastar dos palcos até o final de novembro. A cirurgia ocorreu em setembro e ela não havia voltado aos shows, mas já tinha datas da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro. Um dos grandes nomes do MPB, ela é conhecida por inúmeras músicas famosas como Festa de Interior, Um dia de Domingo, Chuva de Prata, Lágrimas Negras, Aquarela do Brasil.
Nas redes sociais, amigos e fãs da artista lamentaram a morte. “Tristeza imensa em saber que perdemos Gal Costa, uma das maiores cantoras que este Brasil já teve! Será sempre lembrada por seu talento, sua arte, sua voz, sua importância –tremenda– para a música brasileira! Que Deus dê forças e conforte a família e os amigos!”, escreveu a senadora Zenaide Maria (PROS), do Rio Grande do Norte.
“Meu Deus! Não é possível isso. Tristeza imensa, profunda, avassaladora. Ela sempre existiu. Existirá”, disse a jornalista Flávia Oliveira, comentarista da GloboNews. “Gal Costa cantora, Gal Costa a Mulher, a Mulher Terrível, a Mulher Linda. A Noiva. A Morta. A Viúva. A Maravilha. É muito difícil falar essas coisas. Não sei. Gal Costa sempre me trata com choques elétricos”, disse a escritora Krishna.
“Gal é única. Uma lenda. Uma artista que faz parte da vida de cada um de nós. Gal Costa traduziu lindamente nossas emoções e seguirá como parte da nossa cultura e identidade. Obrigado por tanto, Gal. EVOÉ!”, postou Bruno Gagliasso em uma rede social de mensagens curtas. “Gal Costa não foi só a maior cantora do mundo, mas do Brasil”, disse o comediante, apresentador e ator Gregorio Duvivier. “Lamentamos muito a partida de Gal Costa, uma das vozes mais lindas da nossa música. Nossos sentimentos aos amigos e familiares”, desejou o perfil oficial da banda Os Paralamas do Sucesso.