Conhecido por apresentar quadros no Fantástico, da Globo, o médico Drauzio Varella foi convidado para integrar o grupo de Saúde para a transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na equipe de médicos escalados pela equipe do petista também está o cardiologista Roberto Kalil e a professora titular da USP, Linamara Rizzo Battistella, que atua como colaboradora da Organização Pan-americana de Saúde. A força-tarefa terá como objetivo fazer uma avaliação do que foi realizado nos últimos meses pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) e definir prioridades de políticas públicas para os primeiros meses do novo governo.
A equipe de transição do grupo da Saúde reúne nomes de diversas especialidades médicas, como cardiologia, fisiatria, nefrologia, oncologia, entre outras. O grupo deve ser coordenado por quatro ex-ministros da saúde: Humberto Costa, Arthur Chioro, Alexandre Padilha e José Gomes Temporão. O médico David Uip, que teve destaque durante o enfrentamento da crise sanitária no Estado de São Paulo, também foi convidado para a coordenação da área, mas recusou alegando questões de âmbito familiar. De acordo com o jornal O Globo, uma mulher pode ser escolhida para a vaga.
Médico cancerologista formado pela USP, Drauzio Varella nasceu em São Paulo, em 1943. Ele foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos. No começo dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) por 20 anos, e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
Varella foi um dos pioneiros no tratamento do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV/AIDS), especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à doença, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo. Na Globo, Drauzio Varella participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico. Ele é casado com a atriz Regina Braga desde 1981.