A Band confirmou no início da noite desta terça (22) que transmitirá com exclusividade os desfiles das escolas de samba das escalas do grupo de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro no próximo ano. A emissora fechou contrato com a Liga Independente das Escolas de Samba e substituirá a Globo na cobertura das apresentações das agremiações classificadas para a Série Ouro, nas noites de 17 e 18 de fevereiro de 2023. Com isso, a líder de audiência deixará de transmitir o evento após nove anos, permanencendo somente com a exibição dos desfiles de escolas do grupo especial.
De acordo com o canal, os desfiles do grupo de acesso serão transmitidos em rede nacional pela Band, que também exibirá o evento em suas rádios. Na Globo, o evento era televisionado apenas para o Rio de Janeiro, enquanto as demais localidades acompanhavam as apresentações das escolas de samba de São Paulo — depois de ser pressionada pela Liga de São Paulo, que negociou os direitos de seu Carnaval com a mesma Band, a emissora acabou cedendo e transmitirá os desfiles paulistanos para todo o país, inclusive para o Rio de Janeiro.
Sem espaço em sua programação e com receio de perder os direitos de transmissão do Carnaval do principal polo publicitário, a Globo abriu mão dos direitos da Série Ouro. Mesmo com a perda da visibilidade na líder de audiência, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro vê a mudança para a Band como um movimento importante. “É um passo importantíssimo não só para as escolas da Série Ouro como para toda a comunidade do samba do Rio de Janeiro e do Brasil”, festejou Wallace Palhares, presidente da instituição.
“Todo mundo estava esperando ansioso demais essa parceria que está acontecendo aqui hoje. É um momento de muita felicidade para as 15 comunidades que fazem parte da Série Ouro. Para mim é um momento bem emocionante, é um pontapé de classe para o Carnaval de 2023”, concluiu o dirigente.