Intérprete da personagem Tia Ambrosia na série Encantado’s, nova produção original da plataforma de streaming Globoplay, Neusa Borges se revoltou com os rumores envolvendo sua situação financeira. Com 80 anos de carreira e 65 deles dedicados à vida artística, a atriz desabafou sobre a fama de que vive em constante dificuldade. “Não aguento mais. Odeio essa coisa de que ‘a Neusa está passando fome’, ‘a Neusa está na miséria’, porque não é verdade”, disse ela em entrevista.
“Sou aposentada, tenho uma pensão, vivo em um belíssimo apartamento em Salvador e passo anualmente temporadas de meses no Rio”, explicou a artista em conversa com a jornalista Ana Cora Lima, da Folha de S.Paulo. Neusa reconhece que passou por uma fase difícil, mas isso aconteceu há mais de dez anos. “Sofri dois acidentes vasculares cerebrais e fiquei uns cinco anos sem trabalhar direito. Claro que faltava dinheiro para comprar remédios, porque as medicações são caras neste país. Porém, nunca estive na miséria”, garantiu. Neusa Borges ainda afirmou que está em sua melhor fase profissional. “Gravei três séries, seis filmes e estou vendo novas propostas”, adianta.
Ela, no entanto, se chateia ao falar sobre a relação com a autora Gloria Perez, autora de Travessia, atualmente em cartaz na faixa das 21h da Globo. “O Brasil acha que eu sou a melhor a amiga da Gloria e vice-versa. Não sei e nunca soube onde ela mora. Ela me convidava para trabalhar, mas, ultimamente, não tem mais feito isso. Não fui chamada para Travessia nem para A Força do Querer [2017]. Talvez, tenha cansado da minha interpretação, e está tudo certo. Gloria é e sempre será a minha glória. Tenho imensa gratidão por ela, por Jayme Monjardim e por Marcos Schechtman”, diz ela, citando os diretores com mais trabalhou na televisão.
Neusa Borges também comentou sobre o convite para integrar o elenco de Encantado’s. A nova série do Globoplay é criada pela dupla Renata Andrade e Thais Pontes, que assinam o roteiro em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, também responsáveis pela redação final. “É um projeto maravilhoso e histórico na emissora. Uma trama alegre e leve sobre pessoas pretas. A minha personagem é uma mulher de muita luta, amor e sabedoria”, elogia. Na história, Tia Ambrosia trabalha como caixa do supermercado dos irmãos Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda). Ela integra a ala das compositoras da escola de samba Joia do Encantado. “Tenho certeza de que o público vai gostar da série e do elenco”, disse ela. No elenco, também estão outros nomes importantes da dramaturgia brasileira, como Dhu Moraes e Tony Ramos.