Afastada da televisão há mais de 20 anos, Ana Paula Arósio ressurgiu em um ensaio fotográfico. A atriz foi uma das mulher fotografadas para o projeto Singular, do fotógrafo Jairo Goldflus, que reúne imagens de 130 mulheres, famosas e anônimas, sem maquiagem ou filtros, e busca celebrar a beleza natural. O último trabalho da ex-contratada da Globo foi na série Na Forma da Lei (2010), onde interpretou a promotora de Justiça Ana Beatriz Tavares de Macedo. Desde então, a artista se mantem longe das telinhas.
“Esse livro nasce em um momento tão singular quanto cada uma dessas fotos. De um lado, o feminismo populariza-se e assistimos a uma desconstrução de padrões de gênero e de beleza. De outro, crescem as redes sociais e a tela passa a ser um espelho narcísico onde admiramos, sobretudo, a nossa própria imagem, transformada pelos filtros e nunca satisfatória o bastante. É nesse abismo entre imagem real e construída que ecoa a pergunta: o que é a beleza?”, escreveu a autora Giovana Madalosso sobre a obra.
“É isso que Jairo Goldflus tenta desvendar neste trabalho corajoso, através do olho sagaz de sua câmera. Ao fotografar mulheres tão diferentes em pé de igualdade –todas de preto, com a cara lavada, no mesmo cenário, sob o mesmo ângulo, a mesma luz e sem retoques–, Jairo isola os elementos que poderiam causar diferença ou ruído. Dessa superfície plácida, emerge a singularidade de cada mulher”, explicou a escritora brasileira. Além de Ana Paula, também participaram do ensaio Carol Castro, Fernanda Lima, Gabriela Duarte e Luciana Vendramini.
Aos 47 anos, Ana Paula Arósio está longe dos folhetins da televisão desde 2010, quando integrou o elenco de Na Forma da Lei. Em 2020, ela voltou a aparecer nas telinhas ao estrelar uma campanha publicitária de uma instituição financeira, trabalho pelo qual recebeu uma quantia milionária. Atualmente, ela mora no interior da Inglaterra com o marido Henrique Plombon Pinheiro. Entre seus trabalhos na teledramaturgia estão Éramos Seis (1994), Razão de Viver (1996) e Os Ossos do Barão, do SBT. Na Globo, ela atuou em Hilda Furacão (1998), Mulher (1998), Terra Nostra (1999), Os Maias (2001), Esperança (2002), Celebridade (2003), Um Só Coração (2004), Mad Maria (2006), Páginas da Vida (2006) e Ciranda de Pedra (2008), sua última novela.