Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
FAMÍLIA PARAISO

Ministério da Justiça nega revisão de classificação indicativa de série da Globo

Imagem com foto do ator Leandro Hassum, protagonista de Família Paraiso, da Globo
Leandro Hassum na série Família Paraíso; Ministério da Justiça negou pedido da Globo para reclassificação da série (foto: Multishow/Carolina Demper)

Compartilhe:

A Globo teve um pedido de revisão da classificação indicativa negado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O órgão do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou a série Família Paraíso, exibida nas tardes de domingo, como não recomendada para menores de 12 anos, enquanto a emissora líder atribuiu a autoclassificação como “livre” para todos os públicos. A decisão assinada pela diretora do departamento de promoção de políticas de justiça, Nádia de Castro Amaral Franco Waller, foi publicada na edição do Diário Oficial da União da última quarta-feira (23).

“Muito embora o contexto humorístico do programa, esta ilustre Coordenadoria, ao analisar o referido pedido de autoclassificação para a exibição por esta emissora, entendeu que seria o caso de classificá-la como ‘não recomendado para menores de 12 anos’, em razão da exibição de conteúdos supostamente incompatíveis com a autoclassificação atribuída à obra (‘Livre’), como drogas lícitas, linguagem imprópria e violência”, afirma o documento.

A Globo havia pedido uma reconsideração da decisão afirmando que a produção humorística protagonizada por Leandro Hassum é compatível com a classificação “livre”, uma vez que “se trata de um programa eminentemente humorístico, que realiza sátiras com situações cotidianas envolvendo pessoas de culturas diferentes, sempre com o bom senso necessário que se espera de qualquer produção audiovisual”. No entendimento do canal carioca, seria mais compatível a classificação de “não recomendado para menores de 10 anos”. Mesmo com a alegação da rede, o Ministério da Justiça manteve a primeira decisão.

Na semana passada, a novela Valor da Vida, exibida pela Band no horário nobre desde 31 de outubro, também foi reclassificada pelo Ministério da Justiça. A trama portuguesa passou de “não recomendada para menores de 12 anos” para “não recomendada para menores de 16 anos”. De acordo com informações publicadas no Diário Oficial da União, o folhetim foi monitorado pela Coordenação de Política de Classificação Indicativa, do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, que encontrou presença de “drogas, violência e conteúdo sexual”.

Em Família Paraíso, Hassum interpreta Leleco. Sempre alegre e divertido, o personagem que tem um coração enorme, acaba se metendo em grandes encrencas em uma casa de convivência de idosos. Ele perde seu carro velho e, na tentativa de conseguir dinheiro para recuperá-lo, aceita trabalhar na casa da Família Paraíso. O que os moradores não esperavam é que, com seu jeito despojado e a falta de experiência no cargo, ele mudaria a vida de todos. Ao lado de Hassum, está Cacau Protásio. Ela é Shirley, a enfermeira-chefe apaixonada pelo trabalho e que não leva desaforo pra casa. A funcionária dá a vida pelos moradores e os protege como se fossem seus filhos. A série é exibida pela Globo nas tardes de domingo.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.