A Band definiu a situação de Fausto Silva em sua grade de programação para 2023. A emissora paulista e o apresentador do Faustão na Band acertaram seu retorno para os domingos, dia que consagrou sua na carreira na Globo com o Domingão do Faustão (1989-2021). De acordo com informações publicadas, a atração de auditório diária ficará sem exibições inéditas entre janeiro e fevereiro, retornando em março apenas com duas edições por semana: na sexta, com a mesma duração atual, de uma hora e meia, e no domingo, quando contará com três horas de programa.
No ano que vem, o programa passará por mudanças em sua produção e só retornará depois do Carnaval. Fausto Silva terá agenda de gravações até o próximo dia 21 de dezembro, permitindo que sejam exibidos programas inéditos até o fim de 2022. As reprises de segunda a sexta-feira ficarão no ar entre janeiro e fevereiro. Foi definido que retorno das edições inéditas será em março do ano que vem, com o novo esquema de transmissão. A informação sobre os novos dias de exibição do programa de Faustão foi adiantada pelos jornalistas Walter Felix e Sandro Nascimento, do site NaTelinha.
A decisão de mudar o dia do Faustão na Band foi tomada após o apresentador conversar com a Record. Ele teve uma reunião Antônio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da Record, onde foi oferecida a possibilidade de ele ocupar o lugar de Rodrigo Faro aos domingos. No entanto, Fausto Silva decidiu permanecer no canal de Johnny Saad em 2023. “Lá tenho liberdade e me pagam direitinho”, afirmou a um site de fofocas. O contrato com a Band tem acordo de cinco anos, mas Fausto Silva pode deixar a empresa a qualquer momento, sem necessidade de pagamento de multa –ele também pode ser dispensado sem necessidade de indenização.
Apesar das dificuldades que seu programa vem enfrentando na Band –com baixa audiência e faturamento–, Faustão pretende cumprir o contrato até o fim. O faturamento da televisão aberta em 2022 foi afetado pela guerra na Ucrânia e as eleições presidenciais, uma vez que as grandes varejistas cortaram investimentos em publicidade. Embora esteja longe do sucesso sonhado, Faustão na Band figura entre as três principais audiências da emissora, junto com o Jornal da Band e o Brasil Urgente. Para o ano que vem, o desafio será encontrar um equilíbrio na rentabilidade da atração, diminuindo os custos e aumentando as receitas.