LUTO

Apresentador do Cidade Alerta, Voltaire Porto morre aos 47 anos

Foto do apresentador Voltaire Porto, da Record
Voltaire Porto foi encontrado morto aos 47 anos (foto: Reprodução/Record)

O jornalista Voltaire Porto foi encontrado morto em sua casa, na região metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (13). Aos 47 anos, ele atuava como comunicador há mais de duas décadas e teve passagem marcante pela Record do Rio Grande do Sul, em que foi apresentador titular das versões regionais do Balanço Geral e do Cidade Alerta, programa que comandou até ser dispensado pela empresa em março deste ano. A hipótese investigada pela Policia Civil, que confirmou a morte do jornalista, é a de que ele tenha se suicidado.

Apesar de ter continuado vinculado ao Grupo Record, Porto lutava contra uma depressão desde que foi demitido do braço televisivo da companhia, em que foi um dos principais nomes durante quase 15 anos. Desde sua demissão, o ex-apresentador do Cidade Alerta se dedicava exclusivamente ao rádio — ele comandava o Bom Dia na Rádio Guaíba, uma das estações mais tradicionais de Porto Alegre — e a trabalhos nas plataformas digitais. Ele deixa três filhos, um deles com apenas 2 anos de idade, e a advogada Kamila Machado, com quem tinha um relacionamento desde 2009.

Em nota oficial divulgada na noite desta terça-feira, o Grupo Record do Rio Grande do Sul lamentou a morte do comunicador. “Rádio Guaíba, Correio do Povo e Record lamentam profundamente a morte do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrida nesta terça-feira. Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor”, afirmou a emissora.

Nas redes sociais, a última aparição de Voltaire Porto foi em 5 de dezembro: nela, o jornalista — em uma postagem conjunta com o perfil de sua mulher — exibia o vídeo de um projeto feito pela escola de sua filha mais velha. Desde que foi dispensado pela Record, no final de março, o comunicador fez apenas sete publicações. Em uma delas, ele convidava seus fãs a assistirem um vídeo em que ele explicava o motivo de sua saída da televisão. Todas as outras seis eram de momentos seus ao lado de sua família.

A reportagem do TV Pop teve acesso ao Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Civil. De acordo com o órgão, baseado no relato do sogro do apresentador, o corpo foi encontrado já sem vida por volta das 13h desta terça-feira. De acordo com o pai de Kamila, Voltaire já havia tentado se matar em outras ocasiões. A seguir, confira a íntegra do texto do documento:

Em 13h19, de 13 de dezembro de 2022, na [endereço ocultado pelo TV Pop], bairro [suprimido], parte informa que há homem enforcado no interior da residência. Despachada a guarnição da viatura prefixo 13224, o qual realizou contato com J. E. R. R., que informou que ao chegar em casa deparou-se com seu genro Voltaire Lamaison Porto, enforcado na escada da sua residência, já sem sinais vitais.

J. E. R. R informa ainda que Voltaire era depressivo e já havia tentado suicídio outras vezes. Cabe salientar que Voltaire era jornalista da empresa Rede Record e apresentava o programa Balanço Geral, e que após a demissão ocorrida no dia 30/03/2022 apresentava diversos sintomas de depressão. O local permanece isolado aguardando a equipe da Volante. Ocorrência em andamento.

Leia mais