Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Saiba quais devem ser as próximas mudanças nos telejornais da Globo

César Tralli, Maju Coutinho, Marcelo Cosme e Sandra Annenberg são os alvos da próxima onda de mudanças na Globo (foto: Reprodução/TV Globo e GloboNews)

A primeira leva de mudanças nos telejornais da Globo e da GloboNews, antecipada com exclusividade pelo TV Pop, foi confirmada na sexta-feira (15). Agora, os executivos da emissora voltam a discutir quais serão as modificações na segunda onda de trocas nos jornalísticos, que deverá acontecer só no início do próximo ano. No entanto, algumas das novidades já tem sido ventiladas nos bastidores da rede. As principais alterações devem envolver César Tralli, Maju Coutinho e Marcelo Cosme, mas a dança das cadeiras também envolverá outros nomes.

Conforme noticiado pelo site em 6 de maio, Tralli já se prepara para deixar a apresentação do telejornal local de São Paulo. Oficialmente efetivado no Edição das 18h, o jornalista irá conciliar os dois noticiosos apenas por mais alguns meses. O plano original era que ele deixasse o SP1 já em junho, mas a emissora recuou: houve consenso de que uma mudança em um programa regional durante o auge da crise sanitária seria arriscada e poderia afugentar parte dos telespectadores do noticiário. Ainda assim, a jornada dupla do marido de Ticiane Pinheiro continuará em 2022.

Se nada mudar, César Tralli será o sucessor de Maju Coutinho no Jornal Hoje. Ela, por sua vez, deverá ser deslocada para o Rio de Janeiro. O seu nome é o mais cotado para assumir o Fantástico no lugar de Poliana Abritta, que deverá ir para o Globo Repórter — para ele, existem duas correntes: uma delas defende que Poliana vire repórter especial do jornalístico, enquanto outra defende que ela assuma a apresentação com Glória Maria. Sandra Annenberg tem futuro incerto na emissora, e corre sério risco de não ter o seu contrato renovado. Tadeu Schmidt, por sua vez, deverá ser remanejado para o entretenimento — ou sairá da emissora.

Nos telejornais locais, Alan Severiano deverá ser efetivado no SP2, como forma de deferência da Globo ao esforço do jornalista durante a cobertura da crise sanitária. Marcelo Cosme, que atualmente trabalha na GloboNews do Rio de Janeiro, é o mais cotado para assumir a apresentação do SP1. O âncora do Em Pauta foi o primeiro apresentador a acumular dois telejornais diários, e é bem avaliado pelos executivos da emissora. A capital paulista, vale lembrar, vive uma escassez de âncoras homens, e os poucos disponíveis são vistos como sisudos demais para um noticiário na hora do almoço.

A maior indefinição atende pelo nome de Chico Pinheiro. Até a publicação deste texto, simplesmente não existe uma definição sobre o futuro do jornalista. Para todos os efeitos, ele deverá voltar ao Bom Dia Brasil no próximo mês, já que a emissora renovou o seu vínculo por mais tempo por acreditar que não pegaria bem demitir um veterano em meio a maior crise de saúde da história do país. No entanto, ninguém sabe quanto tempo durará a sobrevida dada ao jornalista. É provável que ele volte apenas por alguns meses e seja substituído por Hélter Duarte no próximo ano.

Por fim, a nova palavra de ordem é sinergia. Seguindo uma tendência já adotada por grandes redes internacionais, os apresentadores da Globo serão cada vez mais aproveitados na GloboNews, e vice-versa. Medalhões da TV aberta vão ser usados no canal de notícias, como forma de atrair novos telespectadores, e caras novas da TV por assinatura irão cada vez mais aparecer como plantonistas nos telejornais da emissora mãe. Os executivos tem valorizado justamente os profissionais que vestem a camisa da empresa, e que não se importam de atuar nas mais diversas frentes.

Diferentemente das modificações já concretizadas na GloboNews, este texto apresenta os cenários mais prováveis até a data da sua publicação. Ainda não há uma definição sobre nenhuma das mudanças apontadas nesta reportagem, e novas trocas podem acontecer até que a direção da emissora bata o martelo. O TV Pop, é claro, continua atento ao que acontece nos bastidores para antecipar em primeira mão o que vai ser notícia para os outros depois de semanas.

Leia mais