A despedida de Galvão Bueno das narrações das partidas de futebol será marcada por homenagens no próximo domingo (18), na Globo. Mesmo sem a presença da seleção brasileira na final da Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre Argentina e França, o narrador ganhará uma série de homenagens no Esporte Espetacular. Na atração esportiva semanal, o jornalista vai relembrar seus principais bordões e momentos históricos durante a carreira na emissora líder.
A Globo também vai mostrar depoimentos de pessoas nas ruas sobre como as narrações de Galvão marcaram a vida delas. Apesar de estar despedido das narrações de jogos de futebol, o locutor continuará contratado do conglomerado de mídia. O vínculo do tem duração de dois anos, até o fim de 2024, e ele já entregou dois novos projetos para serem analisados pela direção. Caso sejam aprovados, o jornalista voltará à televisão em formatos que vão explorar seu lado showman.
Segundo informações publicadas nesta semana, o documento prevê que Galvão tenha pelo menos um programa por ano na grade de programação do canal. Galvão terá apenas algumas semanas de folga após o término da cobertura da Copa do Mundo do Catar. Logo depois, o jornalista concluirá os trabalhos do documentário biográfico O Incrível Galvão, do Globoplay, que tem estreia prevista para fevereiro. Ele também participará do especial de despedida do Bem, Amigos!, que seria feito em novembro. O evento foi adiado depois que ele se contaminou com o vírus da crise sanitária.
Uma das propostas de programas apresentadas pela equipe de Galvão Bueno à Globo está uma atração semanal com entrevistas, esporte e cultura. O projeto já está com propostas comerciais para sua viabilidade inclusas, com os possíveis anunciantes. O narrador também acertou com o canal sua participação na cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Ele atuará como apresentador e comentarista em programas especiais, incluindo a cerimônia de abertura, que está prevista para o dia 26 de junho daquele ano.
No novo contrato com a Globo, Galvão dará prioridade na TV aberta para projetos idealizados por ele. Já para trabalhos na TV por assinatura, a empresa terá direito de vetar participação em alguma produção de outro veículo. No caso de plataformas de streaming, ele terá total liberdade de aceitar propostas, sem a necessidade de consulta prévia. O profissional tem compromissos com a empresa Play9, comandada por João Pedro Paes Leme e Felipe Neto, para produção de conteúdo para a internet.