Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

TV Cultura reapresenta Roda Viva em homenagem a Bruno Covas

Bruno Covas deu entrevista ao Roda Viva em janeiro de 2020 (foto: Divulgação/TV Cultura)
Bruno Covas deu entrevista ao Roda Viva em janeiro de 2020 (foto: Divulgação/TV Cultura)

Morto na manhã deste domingo (16) em consequência do agravamento do câncer que tratava desde 2019, Bruno Covas ganhará homenagem na TV Cultura com a reapresentação do Roda Viva com o político, hoje, a partir das 23h. Filiado ao PSDB, Covas teve um sério agravamento de seu quadro clínico nos últimos dias e estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 2 de maio

Sob o comando da jornalista Vera Magalhães, o programa foi gravado em janeiro de 2020. Na pauta da entrevista, constaram temas como o aumento no IPTU e a isenção para os templos religiosos, o preço das passagens de ônibus e a recuperação da malha de ciclovias na cidade, a reeleição e a sua luta contra o câncer.

O Roda Viva contou com uma bancada de entrevistadores formada por Fábio Zambeli, analista-chefe do site Jota; Flávio Freire, coordenador de Nacional e Política da sucursal do jornal O Globo em São Paulo; Eduardo Scolese, editor de poder do jornal Folha de S. Paulo; José Alberto Bombig, editor executivo do jornal O Estado de S. Paulo e titular da coluna do Estadão; e Fabíola Cidral, âncora da rádio CBN em São Paulo.

Bruno Covas havia sido diagnosticado com câncer pela primeira vez em outubro de 2019. Naquela época, o diagnóstico era de um tumor na cárdia, região que liga o esôfago ao estômago. Pouco tempo depois, os médicos descobriram que a doença evoluiu para uma metástase no fígado e para uma lesão nos linfonodos.

Ele se submeteu a quatro meses de quimioterapia, que conseguiram frear o avanço da doença, mas que não foram o suficiente para a cura. Antes de sua última piora, o prefeito estava se submetendo a sessões de imunoterapia, tratamento que estimula a geração de anticorpos para combater os tumores.

Advogado por formação, o neto do ex-governador Mário Covas foi eleito para um cargo público pela primeira vez em 2006: ele foi candidato a deputado estadual, e se elegeu com uma das maiores votações do pleito, contando com o apoio de mais de 122 mil pessoas. Em 2010, se reelegeu como o deputado mais votado do estado, com 239.150 votos.

Em 2014, Bruno Covas se tornou deputado Federal. Dois anos depois, foi eleito vice-prefeito da cidade de São Paulo na chapa de João Doria, de quem acabou herdando o cargo principal após a sua renúncia, em abril de 2018. Em sua última eleição, disputada em 2018, conseguiu se reeleger para o posto por mais quatro anos, tendo como vice-prefeito o vereador Ricardo Nunes, do MDB — que agora assumirá a titularidade da prefeitura.

Leia mais