A TV Vale, afiliada da Record em Tangará da Serra, demitiu na manhã desta segunda-feira (19) o apresentador Lucas Ferraz. O jornalista, que era titular do Cidade Agora — programa equivalente ao Balanço Geral no interior do Mato Grosso, foi flagrado agredindo a própria mulher em uma confraternização do telejornal na noite de sábado. A vítima, que tem apenas 20 anos de idade, diz ter sido agredida com socos por conta de uma crise de ciúmes do companheiro. O apresentador nega a acusação, e diz ser vítima de um complô armado contra ele.
Ferraz, no entanto, é reincidente em agressões contra mulheres: em março, ele foi demitido da TV Cidade Verde (canal independente de Cuiabá) depois de ameaçado a sua ex-namorada, grávida de quatro meses. Meses antes, em novembro de 2021, ele foi suspenso da mesma emissora após usar o espaço de um telejornal para ofender a prefeita de uma cidade do interior. Ferraz, porém, garantia ter sido dispensado por outros motivos: ele afirma que soube de sua demissão da emissora regional pela internet, e que nunca havia ameaçado ou ofendido alguma mulher.
A reportagem do TV Pop teve acesso ao Boletim de Ocorrência registrado contra Lucas Ferraz no 18º batalhão policial de Tangará da Serra. No documento, os policiais ressaltam que a ocorrência foi registrada a pedido do plantonista da Unidade de Pronto Atendimento que atendeu a vítima, que passou por exames para confirmar uma fratura no nariz. Em conversa com as autoridades, ela afirmou que o apresentador lhe socou. Ela foi levada ao hospital por Alessandro Oliveira, âncora do Cidade Alerta e diretor de Jornalismo da afiliada, que se apresentou como testemunha do fato.
De acordo com os policiais, o ex-titular do Cidade Agora fugiu após ter agredido a sua companheira, e ressurgiu apenas na manhã desta segunda para voltar ao trabalho na TV Vale, mas acabou sendo surpreendido pelo aviso de que havia sido demitido pela emissora. O jornalista já não comandou o programa na tarde de hoje e foi substituído pela repórter Lorraine Costa, que noticiou a demissão do comunicador logo na abertura do telejornal. “É nosso compromisso prestar esse esclarecimento. Nós nos solidarizamos à vítima e estamos dando todo o suporte a ela”, afirmou.
“A nossa equipe está a disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. O nosso time jurídico já está tomando conta da situação, já está em contato com a polícia, e está tomando todas as providências necessárias para que a Justiça seja feita. Esse é o nosso comprometimento como profissionais, como jornalistas e, principalmente no meu caso, como mulher. Esse comportamento não representa a TV Vale, a Record, e nós pedimos desculpas, mesmo não sendo nossa responsabilidade. Não somos nós que deveríamos estar pedindo desculpas”, desabafou a apresentadora.
O caso foi enviado para a Polícia Civil, que já abriu um inquérito policial para investigar os acontecimentos. Lucas Ferraz e sua mulher, que teve a identidade preservada pela reportagem, devem prestar depoimento em uma delegacia ainda na tarde desta segunda-feira.
Procurada pelo TV Pop, a TV Vale confirmou a demissão de Lucas Ferraz e emitiu o seguinte comunicado:
O Grupo Agora de Comunicação esclarece que o apresentador Lucas Ferraz não integra mais o quadro de colaboradores da TV Vale, em Tangará da Serra, a partir desta segunda-feira (19). A decisão foi tomada após uma denúncia feita contra ele, envolvendo violência doméstica contra sua atual esposta neste último final de semana. A direção geral adotou o procedimento assim que foi informada, a fim de contribuir com o esclarecimento dos fatos, reiterando sua postura contrária a qualquer tipo de violência, em especial contra a mulher.
Ressaltamos que o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher é uma pauta fundamental para construção de relações sociais mais justas e igualitárias. Desta forma, ressaltamos nosso total repúdio ao ocorrido.
Em suas redes sociais, Lucas Ferraz negou ter agredido sua mulher. “O pobre não tem um dia de paz. Tem um monte de site ligando agora, tentando entrar em contato aqui, perguntando que história é essa de que a minha esposa estaria hospitalizada depois de sofrer isso e aquilo, e que eu estaria foragido da polícia. Tem gente na internet agora me julgando, me sentenciando e me condenando. Os haters da internet tem que procurar o que fazer. Fake news é crime, tem gente que quer prejudicar a vida dos outros, o trabalho dos outros, a família dos outros”, afirmou ele.