A Kantar Ibope Media atualizou a representatividade do ponto de audiência de televisão para 2023. Desde o dia 1º de janeiro, o programa de TV que registrou 1,0 ponto na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, teve uma plateia de público maior do que em 2022. No ano passado, cada 1,0 de audiência representava 74.666 domicílios sintonizados. Em 2023, esse índice cresceu para 76.953 residências.
Em comunicado enviado para a reportagem do TV Pop, a Kantar Ibope Media afirmou que haverá uma nova representatividade no ponto de audiência nas 15 regiões metropolitanas, além de toda a soma desses mercados, que compõe o PNT (Painel Nacional de Televisão). Em 2022, no mercado nacional, cada ponto representou 258.821 residências. Já em 2023, o índice equivalerá a 268.083 domicílios com televisão.
Além dos domicílios com televisão, a Kantar Ibope também atualizou o índice dos indivíduos com TV. Dessa forma, um ponto anotado pelos programas representará dois indicadores ao mesmo tempo: 268.083 domicílios com TV e 717.008 telespectadores alcançados. Nesse cálculo, a empresa leva em consideração cerca de 2,7 pessoas por aparelho de TV. A única cidade que não é uma capital estadual na lista das principais praças aferidas pela Kantar é Campinas (SP), que mudou de 8.035 domicílios para 8.280.
No Rio de Janeiro, o índice do ponto de audiência subiu de 47.601 para 49.547; em Belo Horizonte alterou de 20.542 para 21.065; em Curitiba de 11.628 para 12.001; Distrito Federal de 9.335 para 9.735; Salvador de 12.813 para 14.059 e Goiânia mudou de 8.682 para 9.189. No entanto, o crescimento não foi observado em todas as regiões que contam com medições aferidas pela empresa: a cidade de Florianópolis caiu de 4.302 para 4.155 domicílios, enquanto Manaus observou uma queda menos acentuada, de 7.241 lares para 6.236 moradias.
Veja a lista completa dos valores que representam cada ponto de audiência nas principais regiões que fazem parte do mercado nacional de televisão: