A trama de Chocolate com Pimenta (2003) se passa em 1920 e contou com um elenco de peso como Mariana Ximenes, Murilo Benício, Priscila Fantin, Drica Moraes e Laura Cardoso. Um dos cenários mais utilizados na novela é o do sítio da Vó Carmem. A locação foi utilizada pela Globo em outros dois momentos da dramaturgia.
O imóvel foi ambientado no bairro de Camorim, na zona oeste do Rio de Janeiro e já serviu de locação para as minisséries A Muralha (2000) e A Casa das Sete Mulheres (2003). Além de uma casinha típica da roça, feita com material de demolição, foram criados no local galinheiro, viveiro, horta, estábulo, chiqueiro e um lago artificial feitos especialmente para as gravações.
Leia também: Tudo sobre a novela Chocolate com Pimenta
Leia também: Globo muda programação e faz O Rei do Gado perder para Chocolate com Pimenta
Como o nome da novela diz foi usado muito chocolate para a trama de Walcyr Carrasco. Toda a linha de chocolates da fábrica foi feita especialmente para a novela, que consumia nas gravações, em média, três quilos de bombons de chocolate por semana. Também foram produzidos mais de dez mil bombons cenográficos em 15 formatos diferentes.
Os atores Osmar Prado, Carla Daniel e Juliana Alves receberam aulas de confeitagem, já que seus personagens eram funcionários da fábrica de chocolates. Priscila Fantin, Nívea Stelmann, Maria Maya e Sabrina Rosa fizeram aulas de baliza para as gravações do desfile da fanfarra da cidade. Os atores do núcleo rural precisaram aprender a falar como o povo do interior. Laura Cardoso, Carla Daniel, Drica Moraes, Osmar Prado e Marcello Novaes contaram com a ajuda da pesquisadora Íris Gomes da Costa.