Cláudio Prisco Paraíso, apresentador e analisita político que ficou conhecido por falas controversas na SCC, afiliada do SBT em Santa Catarina, foi demitido do canal. O quadro do jornalista não foi apresentado no SCC Meio-Dia já nesta quinta-feira (12), um dia depois do vídeo em que o comentarista chamava Alexandre de Moraes de “demônio” ter se espalhado pela internet, e a emissora ocupou o espaço do bloco de comentários do telejornal uma nota oficial, em que a empresa dizia que os comentários realizados não representavam a opinião da companhia.
“O SCC vem a público esclarecer, que os comentários do jornalista Cláudio Prisco Paraíso não refletem necessariamente a opinião da emissora. Como é dever da imprensa, sempre prezamos por ter em nossos quadros de comentaristas profissionais das mais variadas opiniões e posições políticas. Seguindo essa premissa, o SCC esclarece que os comentários do jornalista em questão são de responsabilidade pessoal do mesmo”, pontuou a afiliada da rede de Silvio Santos.
Leia também: Novo pupilo de Silvio Santos dá baile em veteranos e faz SBT vencer a Record
Leia também: SBT estreia novo programa de entretenimento; saiba os detalhes
O canal ainda pontuou que está comprometido com o combate de notícias falsas e preza que as informações divulgadas pelos telejornais da emisisora sejam confirmadas. “Reiteramos que toda e qualquer notícia ou comentário que tenha imprecisões ou mereça um contraponto será devidamente retificada ou corrigida. Nos cabe ainda reforçar que desde a nossa fundação, há mais de 80 anos, sempre nos pautamos pelos valores democráticos, respeitando as instituições como um todo”, justificou a empresa.
O comentário feito por Cláudio Prisco Paraíso foi uma defesa dos radicais bolsonaristas que estão presos por atos de vandalismo em Brasília, e atacou o ministro do STF Alexandre de Moraes, que ele chamou de “encarnação do capeta”. O ex-contratado da afiliada do SBT declarou que não chamaria os vândalos de terroristas por eles “rezarem na prisão”. Sem provas, o comentarista afirmou que os detidos tiveram “seus direitos humanos violados”.
A seguir, leia a íntegra da nota divulgada durante o SCC Meio-Dia:
O Sistema Catarinense de Comunicações – SCC vem a público esclarecer, que os comentários do jornalista Claudio Prisco Paraíso não refletem necessariamente a opinião da emissora. Como é dever da imprensa, sempre prezamos por ter em nossos quadros de comentaristas profissionais das mais variadas opiniões e posições políticas. Seguindo essa premissa, o SCC esclarece que os comentários do jornalista em questão são de responsabilidade pessoal do mesmo, não nos isentado da obrigação de garantir que os limites legais da liberdade de imprensa e opinião sejam rigorosamente respeitados por todos os nossos colaboradores. Destacamos ainda que o Grupo SCC está comprometido com o combate às notícias falsas e preza que todas as informações divulgadas através dos nossos veículos sejam devidamente confirmadas, confrontando fatos e versões. Por isso, reiteramos que toda e qualquer notícia ou comentário que tenha imprecisões ou mereça um contraponto será devidamente retificada ou corrigida, como já é de praxe no SCC e é dever dos veículos de imprensa profissionais. Nos cabe ainda reforçar que desde a nossa fundação, há mais de 80 anos, sempre nos pautamos pelos valores democráticos, respeitando as instituições como um todo: judiciário, executivo, legislativo e demais poderes da república, estados e municípios, mas acima de tudo, o nosso público, para quem produzimos o nosso conteúdo. Para finalizar, informamos que nosso propósito é fazer comunicação com paixão e por missão de vida, informando com credibilidade e contribuindo para uma sociedade melhor.