Clássico de Cassiano Gabus Mendes exibido em 1982, a novela Elas por Elas vai ganhar uma nova versão na Globo. O folhetim será exibido na faixa das seis e foi encomendada pela direção da emissora para Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores de Nos Tempos do Imperador (2021). O comando dos trabalhos do remake será de Amora Mautner, que recentemente foi responsável pela direção artística de Verdades Secretas II (2021) e A Dona do Pedaço (2019).
De acordo com informações publicadas pela coluna da jornalista Patricia Kogut, de O Globo, a história de Elas por Elas será ambientada nos dias atuais. A estreia está prevista para o segundo semestre deste ano, substituindo Amor Perfeito, de Duca Rachid e Júlio Fischer, que vai entrar no lugar de Mar do Sertão. Thelma Guedes e Thiago Dottori vinham escrevendo uma história para o horário das 18h, mas o projeto acabou suspenso pela Globo até segunda ordem. Mais de dez capítulos já haviam sido escritos pela dupla. A Globo também está analisando uma sinopse de Licia Manzo, que voltará à faixa das seis após Um Lugar ao Sol (2021).
A versão original de Elas por Elas chegou ao Globoplay nesta semana. O folhetim de Cassiano Gabus Mendes teve 173 capítulos e foi originalmente transmitido pela Globo entre 10 de maio a 27 de novembro de 1982. A novela contou com o emblemático personagem Mário Fofoca, que foi interpretado por Luis Gustavo. Investigador particular, ele não consegue resolver nenhum caso que tem em mãos. Atrapalhado, desastrado e esquecido, não tem muita sorte, apesar de trabalhar muito.
Mário acaba despertando o interesse de Márcia (Eva Wilma), que faz de tudo para seduzi-lo, rendendo cenas divertidas à novela. Com seu inseparável fusca, sempre vestido com o mesmo paletó quadriculado, em tons de amarelo e lilás, Mário armava as maiores confusões na busca pelo nome da amante de Átila (Mauro Mendonça). O detetive, por sua vez, nem percebe as investidas de Márcia, pois só tem olhos para Cláudia (Christiane Torloni). Com o sucesso, o personagem ganhou seu próprio filme em 1983.
A história de Elas por Elas é focada na história de sete mulheres: Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Esther Góes), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm), que foram colegas de escola e não veem há 20 anos. Márcia, que é a mais velha, encontra uma foto das amigas, e uma onda de lembranças e saudosismo invade sua cabeça. Com vontade de reencontrar as antigas amigas, ela decide localizá-las. Ela consegue encontrar o paradeiro de cada uma e marca uma reunião em sua casa. Todas comparecem ao evento, felizes com o reencontro. No entanto, as lembranças do passado e coincidências do presente vêm à tona, afetando novamente a vida de todas do grupo.