Matteus Cardoso, intérprete do Joel Leiteiro na novela Mar do Sertão, fez um desabafo nas redes sociais e relatou que tem sofrido comentários preconceituosos no Rio de Janeiro pelo sotaque. O ator afirmou que tem ouvido “elofensa” que é uma junção de elogio com ofensa.
“Vivências sudestinas: tenho encontrado algumas pessoas que me reconhecem da novela aqui no Rio de Janeiro e, quando começam a conversar comigo, surpreendem-se que meu sotaque na vida é igual o da novela. Já ouvi até: ‘Você é muito bonito pra falar desse jeito.’ A famosa ELOFENSA. Complicado”, disse ele. “Curioso que o trânsito de sotaques das atrizas e atrizos sudestines nunca é questionado ou exotizado”, lamentou.
Leia também: Sergio Guizé fala de cena em Mar do Sertão: “Super orgulhoso”
Leia também: Sergio Guizé fala sobre o desafio de protagonizar novela da Globo
O artista pontuou que tem sido difícil engolir. “E a decepção de não estarmos de gibão e chapéu de cangaceiro?”, disse Matteus Cardoso. Muitos seguidores pediram que o ator deixasse quieto. “Nem ligue”, disse um internauta. “Eventualmente, a gente consegue, mas tem que engolir com farinha”, detalhou. “É uma cultura de décadas essa noção de que nós nordestines somos cidadãos de segunda categoria. O som do nosso sotaque é bem inferiorizado fora do Nordeste. É bem humilhante”, afirmou.
Um seguidor pontuou que as pessoas se surpreendem com o sotaque. “Pessoal fica chocado quando descobre que a gente não fica falando cabra da peste 24 horas por dia”, declarou. “Essas micro agressões seguidas de risadas são muito cansativas de serem problematizadas, sempre são ‘sem intenção’”, disse o ator. “Eu ouvi em SP: “Nossa, seu trabalho é muito bom! É nível São Paulo”, relatou um seguidor. “É bem bem constrangedor e acontece mais do que a gente gostaria e pensaria que fosse aceitável”, lamentou o ator de Mar do Sertão.