Novela turca disponibilizada no Globoplay no dia 9 de janeiro, Mãe se tornou a produção estrangeira licenciada mais assistida na plataforma de streaming da Globo nos primeiros 14 dias depois da publicação. Segundo informações publicadas, foi o recorde de audiência desde a chegada dos folhetins internacionais no serviço de vídeos da Globo, em 2021. A trama estreou na Turquia em 2016, pela Star TV, foi a ficção mais exportada no país em 2018.
A informação sobre o recorde de audiência de Mãe foi adiantada pela coluna da jornalista Patricia Kogut, em O Globo. De acordo com ranking divulgado pela plataforma aos assinantes na última quarta (1º), as cinco produções mais vistas atualmente são Big Brother Brasil 23; Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria; Vai na Fé; Bem-Vinda a Quixeramobim e a novela turca Mãe. O top 10 segue com o documentário Extremistas.BR; BBB Tá On; Big Brother Brasil 22; Entrevista com Harry e o documentário original Sou Corinthians.
Leia mais: Tyler Posey explica ausência de Dylan O’Brien no filme de Teen Wolf
Leia mais: Netflix renova trama protagonizada por galã para mais uma temporada
Trama com 85 capítulos, Mãe é protagonizada pela atriz Cansu Dere –no Brasil conhecida pela novela Sila, Prisioneira do Amor (2006)–, que interpreta a professora Zeynep Günes; e pela atriz mirim Beren Gökyildiz, no papel de Melek Akçay. Adaptada da série japonesa Mother (2010), Mãe tem 15 episódios disponibilizados semanalmente no Globoplay, sempre às segundas-feiras. A novela conta a história de Melek (Beren Gökyildiz), uma menina de sete anos de idade que sofre maus-tratos de sua família e encontra no afeto da professora Zeynep Günes a chance de uma nova vida.
Após perder o marido, Sule Akçay (Gonca Vuslateri), mãe biológica de Melek, começa a trabalhar em um clube noturno para criar a filha, mas acaba conhecendo Cengiz Yildiz (Berkay Ates), um homem possessivo, alcoólatra e violento. Com medo de ser abandonada, Sule é conivente com os maus-tratos de Cengiz em relação a sua filha. Na escola, Zeynep Günes percebe o comportamento estranho de Melek e, ao descobrir os abusos, desenvolve uma relação mútua de afeto com a criança.
Ao mesmo tempo, a professora precisará inventar alguma desculpa sobre a menina para sua mãe adotiva, Cahide Günes (Gülenay Kalkan), uma grande advogada que a adotou na infância, e para suas irmãs. Zeynep terá, ainda, que lidar com o jornalista Ali Arhan (Can Nergis), que investigará o caso de Melek. Enquanto Zeynep e Melek buscam juntas um recomeço para suas vidas, a mãe biológica da professora, Gönül Aslan (Vahide Perçin), que estava presa sob acusação de ter assassinado o marido, é libertada e tentará, após 20 anos, recuperar a relação com a filha.