A CNN Brasil se pronunciou pela primeira vez sobre o processo de reestruturação que resultou na demissão de cerca de 120 funcionários em dezembro do ano passado. Na ocasião, o canal de notícias fechou sua sucursal no Rio de Janeiro e dispensou diversos jornalistas e âncoras, como Monalisa Perrone e Gloria Vanique. Em nota enviada ao colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a empresa afirmou que começou 2023 com ótimos resultados de audiência, tanto na televisão como demais plataformas.
“No primeiro mês do ano (até dia 29 de janeiro), a CNN Brasil alcançou 36% mais telespectadores na TV por assinatura e registrou crescimento de 61% em audiência, em comparação a todo mês de janeiro de 2022. A CNN Brasil fechou janeiro no Top 10 do ranking geral entre os todos os 87 canais da TV paga, na média 24h, na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país”, diz o novo presidente da emissora, João Camargo.
“No YouTube, o crescimento também foi exponencial: na comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 (até dia 29), a CNN Brasil registrou crescimento de 244% em visualizações. Há um ano, a média diária era de 1,3 milhões de visualizações por dia e agora já ultrapassa a marca de 3 milhões. O site, na comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 (até dia 29), registrou crescimento de 47% de visualizações por dia e 37% mais usuários únicos por dia. Só em 2023, mais de 30 milhões de pessoas passaram pelo site”, continua o executivo.
Leia mais: CNN Brasil cansa de apanhar da concorrência e estuda nova programação
Leia mais: Gabriela Prioli fala sobre saída da CNN Brasil e ida para a Globo: “Um sonho”
“A CNN Brasil garante, assim, uma melhor entrega ao público e aos anunciantes, o que se reverte em resultados favoráveis e, principalmente, sustentáveis, para a empresa. A performance é celebrada internamente, uma vez que início de ano é tradicionalmente encarado como um período de baixa em todo o mercado. Vale lembrar que a CNN Brasil segue firme no seu projeto de busca do equilíbrio financeiro. Todas as equipes seguem alinhadas a este projeto, baseado também em um novo foco editorial, com ênfase em ‘hard news’ e mais variedade de temas. Prestes a completar três anos de atividades, o único objetivo da CNN Brasil é ampliar o alcance e a audiência, sempre fiel aos seus pilares inegociáveis: qualidade, relevância e imparcialidade”, diz o chairman João Camargo.
No final do ano passado, mais de 120 funcionários foram demitidos da CNN Brasil. Na tentativa de reduzir custos e alcançar o chamado breakeven, o novo presidente executivo, João Camargo, pretende tirar a empresa do vermelho até o fim do mês que vem. Para isso, a programação passou a contar com mais espaço para as notícias do momento, com o chamado conteúdo de hard news. A estreia do CNN Arena foi uma das primeiras novidades da nova gestão. Para as próximas semanas, estão previstas mudanças na programação para frear o crescimento do Estúdio i, da GloboNews, e do Pânico, da Jovem Pan News, no começo das tardes.