O SBT começou a semana fazendo cortes de gastos em seu departamento esportivo depois que os direitos de transmissão da Libertadores na TV aberta voltaram para a Globo. Apesar de ainda contar com a Copa Sul-Americana até 2026 e a Champions League pelo menos até metade do ano que vem em seu portfólio, a emissora de Silvio Santos decidiu enxugar o orçamento e dispensou profissionais de vídeo e de bastidores. Até o executivo Luciano Callegari Jr., que comandava o setor desde 2021, foi demitido.
Também foram dispensados a apresentadora Domitila Becker, ex-Globo que atuava nas transmissões da Champions League, a repórter Fernanda Arantes, que trabalhava nas transmissões de jogos, o chefe de reportagem Rogério Olmo e o editor Zeca Maranton. De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, as demissões já estavam previstas para acontecer há alguns dias. Segundo apurou o TV Pop, novas demissões não estão descartadas.
Leia mais: Polícia prende homem que tentou matar ex-repórter da Globo
Leia mais: Benjamin Back diz que foi visto como louco por aceitar trabalhar no SBT
Os cortes no departamento de Esporte foram definidos em razão da “necessidade de redefinir o quadro de funcionários e reduzir drasticamente os seus custos”. No ano passado, a emissora paulista tentou comprar os direitos da Copa do Brasil, mas a CBF licenciou o torneio diretamente com a Globo até 2026. Os investimentos do SBT no futebol foram retomados em 2020, quando foi transmitida a final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense por meio da “lei do mandante” –na época em vigor por medida provisória–, que altera a forma como os direitos de transmissão esportiva no país são negociados.
Apesar das demissões, os cortes não afetaram a programação do SBT. O Arena SBT, apresentado por Benjamin Back, continua sendo transmitido nas noites de segunda-feira. O SBT Sports, comandado por Luiz Alano, também permanecerá nas manhãs de domingos. Recentemente, Benja e os integrantes do Arena, como Cicinho, Emerson Sheik e Maurício “Mano” Borges, renovaram contrato com a emissora por mais um ano. O comunicador ainda pode ganhar um novo programa no canal, mas na área de entretenimento.