Novela produzida em 2001, Pícara Sonhadora está de volta nas tardes do SBT a partir do dia 27 de fevereiro, às 13h, depois do Primeiro Impacto. O folhetim protagonizado por Bianca Rinaldi e Petrônio Gontijo foi o primeiro texto mexicano adaptado pelo canal de Silvio Santos em um acordo milionário de cinco anos firmado com a Televisa naquele ano. Além dos remakes, que tinham duração mais curta, entre 80 e 90 capítulos, o contrato garantia a exclusividade na exibição das novelas produzidas no México e dubladas para o português.
Na época, como Pícara Sonhadora se tratava de um projeto novo, havia o receio por parte da crítica especializada de que até as músicas que tocavam na novela original La Pícara Soñadora (1991) seriam traduzidas do espanhol para o português. Cayon Gadia, então responsável pela produção musical do SBT, adiantou em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo em julho de 2001 que a trama teria apenas músicas com artistas nacionais, o que de fato aconteceu.
Leia mais: Com medo de fracassar, Taís Araujo cogitou abandonar carreira na Globo
Leia mais: Ex-repórter do SBT relembra críticas que recebeu de produtores da Globo
O álbum de Pícara Sonhadora foi lançado com o selo SBT Music por meio da extinta gravadora Abril Music. A capa foi estampada pela atriz Bianca Rinaldi, que viveu a protagonista Mill Lopes na história. O tema escolhido para a abertura foi a recém-lançada Mais um na multidão, que se tornou sucesso na voz de Erasmo Carlos (1941-2022) e Marisa Monte. O CD também contava com artistas que faziam sucesso no começo dos anos 2000, como Daniel, Vavá, a dupla Rick & Renner, os grupos Karametade, Família Lima, Adryana e a Rapaziada entre outros.
A história de Pícara Sonhadora
A novela acompanha Mila (Bianca Rinaldi), uma moça encantadora e muito batalhadora que mora com seu tio Camilo (Serafim Gonzalez), vigia noturno da loja Soles, num pequeno quarto no último andar do prédio da empresa da tradicional família Rockfield. Todos os dias, após o fim do expediente na loja, a moça aproveita para passear pelo local. Ela faz uso de alguns dos produtos do local, como os livros de Direito da livraria, produtos de beleza que ficam expostos, os lanches que come no setor de alimentos e até mesmo algumas roupas que pega emprestado. Ela acha que um dia vai poder pagar e, por isso, anota tudo o que consome num caderninho.
O sonho de Mila é terminar a faculdade de Direito e ser uma advogada bem-sucedida. Mas sua vida começa a se complicar quando Rosa (Marcela Muniz), sua amiga que vive em Curitiba, resolve procurá-la em São Paulo. Ela, que era funcionária da filial da Soles, fugiu da cidade após roubar o dinheiro do caixa para tentar pagar um tratamento médico para a filha doente. Herdeiro do grupo Soles que nunca pisou em uma loja da família, Alfredo Rockfield (Petrônio Gontijo) conhece Mila por acaso e se apaixona pela mocinha. Também estão no elenco nomes como Giselle Itié, Norma Blum, Maria Estela, Carmo Dalla Vecchia, Victor Wagner, Mariana Dubois, Luís Carlos de Moraes, Karina Bacchi, Chica Lopes e Sérgio Guizé.
Confira as faixas da trilha sonora da novela:
- Mais um na multidão – Erasmo Carlos e Marisa Monte
- Estou apaixonado – Daniel
- Muito estranho (Cuida bem de mim) – KLB
- Musa – Vavá
- Maravilhosa – Rick & Renner
- Contra o tempo – Rita Ribeiro
- Vida cigana – João Pedro & Cristiano
- Nunca mais vou esquecer – Gian & Giovani
- Sou seu anjo – Karametade
- Nunca mais – Família Lima
- Brincando sozinho – Ivan Lins
- Parece truque – Adryana e a Rapaziada
- Legata a un granello di sabia – Fred Rovella