REPRESENTATIVIDADE

Sheron Menezzes vê com otimismo movimento de maior diversidade na TV

Imagem com foto da atriz Sheron Menezzes, protagonista de Vai na Fé
Sheron Menezzes celebra movimento de maior diversidade na televisão (foto: Globo/Camilla Maia)

Sheron Menezzes interpreta sua primeira protagonista em Vai na Fé, novela em exibição atualmente na faixa das 19h30 da Globo. Na história escrita por Rosane Svartman, ela vive a batalhadora Sol, mulher de fé, mãe, guerreira, moradora do bairro de Piedade, bairro tradicional da zona norte do Rio de Janeiro, que trabalha como vendedora de quentinhas no Centro da cidade. Nos próximos capítulos, a mocinha ficará desesperada com a morte do marido, Cartão (Che Moais).

Em entrevista, a artista comentou como tem visto o movimento de maior diversidade na televisão, que tem ajudado na autoestima de milhões de jovens que se veem representadas e a enxergam como possibilidade de referência. “Acho muito importante estar nesse lugar hoje, porque quando eu era pequena e não tinha muitas referências. É de extrema necessidade, que principalmente as crianças pretas olhem para mim e se vejam. Que falem: ‘Olha, a Sol é uma mulher igual a minha mãe, igual a minha tia, eu posso estar lá também’”, disse a artista para Valmir Moratelli, da Veja.

Leia mais: Na Globo, Paola Carosella elogia Ana Maria Braga: “Apaixonada por você”
Leia mais: SBT perde recurso e terá que indenizar casal do Fábrica de Casamentos

Sheron também comentou sobre a importância de pessoas pretas se sentirem representadas no audiovisual de maneira positiva. “Eu achei que não podia, demorei a acreditar que podia estar em algum lugar. É de extrema importância, que cada vez mais as pessoas pretas se vejam no audiovisual de maneira positiva, com família, com mãe, com pai, com filho, com emprego, com bolsa, com sapato, entende? Isso constrói a autoestima das crianças. Graças a Deus, tive uma mãe que construiu a minha, mas muita gente constrói com a televisão e o nosso papel é fazer isso”, ressaltou.

A atriz da Globo também diz ver com otimismo a situação atual. “Sou do meio copo cheio, não sou do meio copo vazio. Sou positivista. Fui criada assim, sempre vejo o lado bom das pessoas e das coisas. Talvez esteja errada, mas é o jeito que fui criada. Eu dou a cara, depois apanho, mas tudo bem, porque eu vivi”, destaca. “A minha personagem é baseada na realidade, é uma mulher de verdade, que levanta e vai tocar sua vida, que tem fé. Ela tem fé que as coisas vão dar certo. Quando as pessoas entenderem isso, a gente ganha a [audiência da] novela”, concluiu Sheron Menezzes.

Leia mais