A CNN Brasil se transformará em uma televisão aberta ainda em fevereiro: toda a equipe técnica do canal de notícias está mobilizada em pleno feriadão para viabilizar a disponibilização do sinal da emissora de forma gratuita na parabólica digital, rivalizando diretamente com a Record News e a Jovem Pan News. A rede fechou um acordo para ter toda a sua programação disponibilizada na banda KU do satélite StarOne D2, que já conta com o sinal das duas rivais, além de também contar com a transmissão dos principais canais abertos do país, como a Globo e a Record.
A reportagem do TV Pop apurou que o planejamento dos executivos da CNN Brasil é de que o sinal aberto do canal esteja disponível a partir de 24 de fevereiro, na frequência 11740. A entrada na parabólica digital é o primeiro passo para que a empresa consiga formar uma rede de retransmissoras pelo país. Com a disponibilização de sua programação em um satélite de fácil acesso, é relativamente mais fácil que a emissora consiga firmar contratos de afiliação com emissoras regionais independentes, modelo de negócio que tem crescido nos últimos anos.
Inicialmente, o plano do canal de notícias era entrar na televisão aberta através do arrendamento de alguma concessão já existente. A diretoria da companhia chegou a ouvir propostas de redes que aceitariam fazer negócio, como a Ideal e a Rede Brasil, mas esbarrou nas altas cifras exigidas pelas emissoras que já estão consolidadas nas principais metrópoles do país. Como a rede ainda vive um processo de contenção de gastos, houve a escolha por um modelo econômico para a expansão, com a compra de uma frequência no satélite e a negociação com pequenos canais locais.
Para evitar problemas com as operadoras de televisão por assinatura, a Novus Mídia — empresa responsável pela administração da CNN Brasil — passará a gerar duas programações do canal de notícias de forma simultânea: um dos sinais continuará com a grade de programação e com os anunciantes atuais, e seguirá sendo usado por empresas como Claro e Sky, além das plataformas digitais, como o YouTube e o Amazon Prime. Inicialmente, o novo sinal não contará com programas produzidos pela CNN americana, ficando restrito aos conteúdos feitos em território nacional.
A disponibilização de um sinal aberto nas parabólicas também tem pretensões financeiras: o canal de notícias passará a comercializar anúncios exclusivos para a exibição no satélite, seguindo os mesmos passos da Record News e da Jovem Pan News. Enquanto as duas tem anunciantes premium, como bancos e montadoras de carros, em seu sinal nas operadoras de TV por assinatura, os intervalos sinal satelital tem comerciais de marcas menos nobres, como de títulos de capitalização, compostos de Ômega 3 e de internet via satélite.
O sinal aberto da CNN Brasil já era uma movimentação esperada entre a equipe do canal de notícias: João Camargo, atual presidente da empresa, disse em entrevista concedida ao UOL no final de 2022 que a emissora se converteria em uma televisão aberta “até o segundo semestre de 2023”. No dia 14 de fevereiro, durante um evento promovido para os funcionários da companhia, os executivos da rede festejaram a consolidação na vice-liderança de ibope entre os noticiosos da TV por assinatura e citaram que a meta é que a empresa supere a GloboNews até dezembro.
Procurada pelo TV Pop, a direção da CNN Brasil não negou que esteja preparando a sua entrada na parabólica e apenas afirmou que “não comenta especulações”.
reportagem com a colaboração de Jorge Cardoso