A Globo vai estrear uma nova faixa de novelas na programação para exibir Todas as Flores, produção original do Globoplay que tem feito sucesso. No segundo semestre deste ano, a emissora líder vai colocar a história protagonizada por Sophie Charlotte logo após Terra e Paixão, substituta de Travessia, retomando um horário de folhetins que já existiu entre 1965 e 1979. De acordo com informações divulgadas, a direção de dramaturgia entendeu que seria um desperdício transmitir a trama no começo da madrugada, depois das 23h, como aconteceu com Verdades Secretas II (2021) no fim do ano passado.
Na época em que o canal tinha a faixa de folhetins às 22h, as tramas exibidas hoje às 21h20 iam ao ar por volta de 20h. Com as mudanças nos horários com o decorrer dos anos, o status de “novela das dez” passou a ser o equivalente ao das “novelas das onze” dos dias atuais. Em 2011, a faixa das 23h foi retomada com a nova versão de O Astro, e extinta em 2018, com Os Nascem os Fortes. O horário foi reaberto em 2021, com a reprise da primeira temporada de Verdades Secretas (2015) e a exibição da continuação da história de Walcyr Carrasco no segundo semestre do ano passado.
Leia mais: Todas as Flores terá novidades na versão exibida pela Globo em 2023
Leia mais: José Mayer detalha estado de saúde e fala pela primeira vez após internação
Em 2017, depois de Os Dias Eram Assim, a Globo mudou a nomenclatura das produções e passou a chamá-las de superséries, visando o mercado internacional, em que as séries têm maior poder de negociação. No entanto, o produto com 87 capítulos era longo demais para ser chamado de série e curto demais para o padrão das telenovelas. A decisão de transferir Todas as Flores para o streaming e o fracasso de Travessia na TV aberta acabou valorizando a história criada por João Emanuel Carneiro. Por causa disso, a direção decidiu investir em um espaço mais nobre para exibição do folhetim com Regina Casé no papel da vilã Zoé.
A Globo quer promover Todas as Flores na TV aberta porque na ocasião da decisão de transferir a novela para o Globoplay ficou a impressão de que a história tinha sido rebaixada para privilegiar a trama de Gloria Perez. Com o sucesso da história, agora de fato a plataforma parece receber produtos premium que depois serão exibidos na emissora. Segundo a colunista Carla Bittencourt, nos bastidores chegou a ser cogitado colocar a obra de João Emanuel Carneiro no horário das nove, mas seria admitir o erro na escolha por Travessia na fila do horário. No Globoplay, a segunda parte de Todas as Flores será liberada aos assinantes a partir de 5 de abril.