Milton Leite, narrador esportivo da Globo, se incomodou com a transmissão do jogo entre Corinthians e Ituano, disputado no domingo (12), válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2023. No canal de pay-per-view Premiere, o comunicador reclamou da tela dividida mostrando a repetição dos gols enquanto a bola já estava rolando novamente. O comentário do contratado do grupo de mídia foi feito após o fim do primeiro tempo da peleja.
“Passamos da marca de 42 [minutos], enquanto você está revendo o golaço do Raí Ramos. Giuliano, Fagner, Adson… também está revendo o gol do Paulinho. A gente não sabe se vê o replay, se vê o jogo ao vivo, mas, enfim, transmissão moderna deve ser”, disse Milton Leite. A geração das imagens do torneio é de responsabilidade da LiveMode, empresa contatada pela FPF (Federação Paulista de Futebol) para comercializar e gerir o conteúdo do Estadual desde o ano passado.
Leia mais: Ex-repórter da Globo detona a emissora ao revelar favoritismo no futebol
Leia mais: Serginho Groisman fala sobre trajetória de Xuxa Meneghel: “História única”
A divisão de tela que irritou Milton Leite aconteceu no momento em que o Corinthians trocava passes na intermediária, tentando construir uma jogada e chegar ao gol do time adversário. Como a geração do Campeonato Paulista é da empresa contratada pela competição, o narrador da Globo foi obrigado a esperar o fim dos replays para voltar a ver a partida que acontecia na Neo Química Arena. O Paulistão conta com um novo modelo de negociação de direitos e geração de imagens desde 2022.
A transmissão é fragmentada por plataformas pelo segundo ano seguido. O Estadual está garantido na TV aberta pela Record; em streaming gratuito no YouTube e PlayPlus; no pay-per-view pelo Premiere e Paulistão Play; no streaming pago na HBO Max; e na TV por assinatura no TNT. “Estar em todas as plataformas possíveis é uma conquista dos clubes, mostra a força do Futebol Paulista e oferece aos torcedores mais uma oportunidade de acompanhar os jogos”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, em outubro, sobre as mudanças no torneio.