O fim da Sessão da Tarde voltou a ser uma possibilidade ventilada nos bastidores da Globo. Mesmo com Amauri Soares garantindo no ano passado que a emissora não tinha intenções de tirar os tradicionais filmes de sua grade diária, o novo chefão da líder de audiência promoverá um teste para saber como o público encararia uma programação vespertina sem a presença dos tradicionais longametragens do espaço cinematográfico. A partir do próximo mês, o canal aproveitará as transmissões de futebol para avaliar a performance de uma dobradinha de novelas em suas tardes.
A reportagem do TV Pop apurou que a rede planeja, em médio prazo, trocar a Sessão da Tarde por um grande bloco de dramaturgia: atualmente separadas por filmes, Chocolate com Pimenta e O Rei do Gado passariam a ir ao ar sequencialmente, a partir das 16h. Para isso, o canal ampliará o tempo de duração da Edição Especial (nome da faixa horária que surgiu em 2021, com a reprise de O Cravo e a Rosa) em cerca de 20 minutos, indo das 16h às 17h05, horário em que entram no ar os folhetins do Vale a Pena Ver de Novo, que permanecerão no ar até pouco antes das 18h30.
Para tapar o buraco deixado pela migração da Edição Especial para a faixa das 16h, a Globo tem analisado soluções caseiras: o cenário mais provável passa pelo aumento de tempo destinado aos telejornais locais da hora do almoço, que ganhariam mais 20 minutos de duração, indo até às 13h20, seguindo o mesmo modelo da bem sucedida ampliação do espaço regional das manhãs, que anulou o desempenho da Record na maior parte do país. Na sequência, das 13h20 às 13h45, irá ao ar o Globo Esporte, seguido pelo Jornal Hoje, que permanecerá com a sua duração atual.
Depois do término do jornalístico nacional, às 15h, a tendência é de que haja um bloco de séries que já fizeram sucesso na programação da rede. Há quatro anos, em 2019, o canal teve êxito com iniciativa semelhante, quando destinou parte das tardes para episódios marcantes de A Grande Família (2001-2014), reembalados em uma atração batizada como O Álbum da Grande Família, que acabou saindo do ar para a implantação do Se Joga — a implantação de um novo formato ao vivo na faixa da tarde virou tabú justamente por conta do fracasso do programa de Fernanda Gentil.
O primeiro teste da dobradinha da nova programação acontecerá em menos de um mês, na tarde de 11 de abril: a Globo aproveitará a exibição de uma partida amistosa da Seleção Feminina com a Alemanha para não transmitir a Sessão da Tarde e juntar a exibição de Chocolate com Pimenta e O Rei do Gado. Até então, a emissora optava por cancelar a novela da Edição Especial nos casos de eventos esportivos na faixa das 14h, conservando a exibição dos filmes, mesmo que longas mais curtos precisassem ser escalados (como Alexandre e o Dia Terrível, Espantoso e Horroroso, que tem apenas 81 minutos de produção) para alinhar a programação da rede.
A seguir, confira em primeira mão como ficará a programação da Globo no primeiro dia de testes da dobradinha de reprises:
-
- 11h45 Praça 1 (mais curto, com menos 15 minutos)
- 12h45 Globo Esporte (mais cedo)
- 13h10 Jornal Hoje (mais cedo, com menos 30 minutos)
- 13h55 Brasil x Alemanha
- 16h00 Chocolate com Pimenta (mais tarde, com mais 20 minutos)
- 17h05 O Rei do Gado
- 18h25 Amor Perfeito