Fabiano Villela, repórter especial da Globo na TV Liberal, afiliada de Belém, no Pará, foi transferido pela rede para trabalhar na emissora própria de Belo Horizonte. No fim de março, o jornalista deixará o canal local de propriedade do Grupo Liberal para atuar na Globo Minas. Villela é o terceiro repórter de rede de fora do Estado do Norte a atuar em telejornais e programas de rede, como Jornal Nacional e Fantástico. Ele também já mediou debates eleitorais e apresentou eventualmente noticiosos locais como o Jornal Liberal 2ª Edição –equivalente ao SP2.
Natural do Rio de Janeiro, Fabiano Villela trabalhou na Globo Rio entre 2005 e 2009. Em 2010, ele foi convidado pela direção de Jornalismo da emissora líder para atuar como repórter de rede na capital do Pará, onde ficou até este mês. Ele é o terceiro profissional de fora do Estado a ocupar o posto na afiliada, que já contou com Jonas Campos, do Rio Grande do Sul, e Roberto Paiva, de São Paulo. A informação sobre a saída do jornalista da TV Liberal foi divulgada primeiramente pela colunista Dedé Mesquita, de Belém.
Leia mais: Globo testa programação sem filmes e escala dobradinha de novelas nas tardes
Leia mais: Apresentador da ESPN passará por sexta cirurgia: “Preocupado e assustado”
“No fim de 2009, fui convidado pela direção de Jornalismo para assumir a vaga de repórter do Jornal Nacional no Pará. Poderia ter continuado na Globo Rio, mas considerei a proposta um desafio importante para a minha carreira e aceitei. Estou aqui desde janeiro de 2010 e feliz”, disse o jornalista ao site da afiliada em 2014. O repórter começou a carreira como editor de telejornais na RIT (Rede Internacional de Televisão), emissora evangélica de propriedade do missionário R.R. Soares. Após trabalhar como repórter em outra emissora por seis meses, ele foi contratado pela Globo Rio em 2005.
Em 2022, uma reportagem produzida por Fabiano Vilella ficou entre três finalistas do prêmio Covering Climate Now, na Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, na categoria Vídeo-Cobertura Diária. A emissora paraense foi a única representante brasileira concorrendo com a produção “Amazônia apresenta diversos pontos de queimadas e cicatrizes deixadas pelo desmatamento”, exibida dentro do Bom Dia Brasil no dia 20 de setembro de 2021. A reportagem mostrou como incêndios e o desmatamento se alastram pela porção sul da Floresta Amazônica, mesmo sendo área protegida por lei. O vencedor da categoria foi o canal Al Jazeera English.