O retorno da Libertadores da América já está rendendo bons frutos para a Globo, que fechou seis cotas publicitárias para as transmissões da principal competição continental, que está voltando ao canal após três emporadas no SBT. Com os novos contratos, a líder de audiência deverá faturar quase R$ 2,5 bilhões com o futebol masculino neste ano — valor que soma todas as competições que a emissora deverá exibir em 2023.
Até o momento, a empresa já assinou contratos com a Amstel, Santander, Chevrolet, Claro, Shopee e Esportes da Sorte. A marca de cerveja é a patrocinadora oficial da Libertadores neste ano e parceira da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), enquanto o banco espanhol tinha prioridade na negociação, por conta do contrato anterior com a entidade. As outras quatro marcas que fecharam para patrocinar a competição na emissora, negociaram diretamente com o departamento comercial da Globo, que usa as mesmas regras de negociação que a Conmebol.
Com isso, o canal arrecadou cerca de R$ 420,6 milhões só com a Libertadores, vendendo cada cota por cerca de R$ 70,1 milhões. Anteriormente, a Globo já havia vendido sete cotas para os jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, fechando com a Amazon, Ambev, Betnacional, Fiat, Hypera Pharma, Itaú, Vivo e Nivea.
Cada cota foi comercializiada pela companhia por cerca de R$ 240,9 milhões, que receberá ao todo R$ 1,925 bilhão pelo pacote que contempla 44 jogos, sendo 38 rodadas da série A e seis datas do mata-mata da Copa do Brasil. Caso consiga vender todas as cotas que foram disponibilizadas ao mercado, a lider de audiência vai faturar R$ 2,417 bilhões somente com futebol neste ano.
E a Globo? Galvão Bueno vai narrar jogo em outra plataforma
Galvão Bueno vai estrear um canal no YouTube três meses após encerrar sua carreira como narrador das transmissões esportivas da Globo. No dia 25 de março, um sábado, o locutor vai comandar o amistoso internacional entre Brasil e Marrocos no Canal GB, desenvolvido em parceria com a empresa de conteúdo digital Play9, a partir das 19h. O narrador terá como companhia Arnaldo Cézar Coelho, Walter Casagrande Jr. e Tino Marcos na transmissão do primeiro compromisso da Seleção Brasileira em 2023.
A exibição da partida é fruto de uma parceria entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a Play9, que tem como fundadores João Pedro Paes Leme, o youtuber Felipe Neto e o medalhista olímpico Marcus Vinicius Freire, ex-diretor executivo do Comitê Olímpico do Brasil. Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, destacou a importância da chegada de novos players ao mercado e deu as boas-vindas a Galvão Bueno e à Play9 pela nova empreitada profissional.
“É mais uma plataforma que surge, com um selo de qualidade irrepreensível, que tem a figura de Galvão Bueno e a expertise da Play9, que conhecem o esporte como ninguém. São profissionais com carreiras brilhantes, que fizeram história. A CBF está orgulhosa em ter a partida do Brasil contra o Marrocos como a primeira transmissão do canal. Bem-vindos, Galvão Bueno e Play9. Desejamos toda a sorte e sucesso nessa empreitada. Quem ganha é o futebol brasileiro e o torcedor brasileiro”, disse Rodrigues em comunicado.