Mais uma semana, mais uma mudança. Em crise de identidade e de audiência, a RIC segue surpreendendo seus funcionários com uma série de mudanças em sua estrutura: duas semanas depois da afiliada da Record no Paraná anunciar a demissão de Simone Hammes, nesta terça (4) foi a vez da emissora acordar a equipe com o anúncio do desligamento de Guilherme Rivaroli, até então apresentador do matinal RIC Notícias Dia. Além disso, o canal irá tirar do ar nas próximas semanas a versão local de A Hora da Venenosa, apresentada por Cecília Comel e Colemar Júnior.
O que você precisa saber
- Duas semanas depois de demitir sua principal apresentadora, a RIC demitiu mais um de seus nomes mais conhecidos;
- A vítima da vez foi Guilherme Rivaroli, que completaria dez anos na emissora em agosto;
- Em crise de identidade e de audiência, a afiliada da Record acabará até com a versão local de A Hora da Venenosa;
- Todos os apresentadores estão com seus empregos sob risco, com a exceção de Jasson Goulart.
Rivaroli completaria uma década como funcionário da emissora em agosto. Além do telejornal da afiliada da Record, ele também era titular de um noticiário exibido na versão regional da Jovem Pan News — e soube de sua demissão de ambas as funções pouco antes de entrar no ar no programa de rádio. Ele chegou a apresentar o RIC Notícias Dia normalmente na manhã desta terça e ao se despedir do público, chamou o público para acompanhar a atração da Jovem Pan. O jornalista, no entanto, não esteve na rádio — a sua saída foi revelada meia hora antes do início da atração.
A reportagem do TV Pop apurou que Guilherme Rivaroli foi mais uma vítima da crise de identidade do Grupo RIC. Com resultados abaixo das expectativas em faturamento e audiência, o braço televisivo do conglomerado voltou a empilhar derrotas para a Rede Massa nos mais diversos horários — o RIC Notícias Dia, equivalente ao Balanço Geral Manhã no Paraná, ficou 26 meses como vice-líder de audiência, mas desde janeiro perdeu o posto para a edição local do Primeiro Impacto. Em março, o telejornal da afiliada do SBT perdeu para a rival em apenas quatro ocasiões.
Na faixa da tarde, o Balanço Geral Curitiba voltou a empilhar derrotas para o Tribuna da Massa: o formato de Lucas Rocha bateu a atração de Jasson Goulart em março pelo segundo mês seguido, desta vez por 5,8 a 5,4 pontos de média. Diferentemente dos colegas demitidos, Goulart conta com o apoio incondicional de Marcus Yabe, diretor-geral da afiliada da Record. O jornalista deixou a RPC, parceiria da Globo, por um convite do executivo e, mesmo nunca tendo conseguido resultados expressivos no horário do almoço, não será alvo das remodelações planejadas pela emissora.
Com os baixos índices do Balanço Geral, quem pagará o pato será A Hora da Venenosa: exibida em Curitiba como um programa independente do telejornal, o formato criado pela Record nacional está com os dias contados e deverá sair do ar ainda neste mês. A sua faixa horária, entre 14h15 e 15h30, será ocupada por um novo programa local, intitulado RIC Notícias Live. A atração, que terá a mesma pegada do extinto Ver Mais, deverá ser apresentada por Eduardo Scola (atualmente no RIC Notícias Noite) e Manuella Niclewicz (que fazia dupla com Rivaroli no RIC Notícias Dia).
A reportagem do TV Pop teve acesso ao comunicado em que Marcus Yabe comunicou aos funcionários as novas mudanças na afiliada da Record. Confira a íntegra do texto:
Caros, no dia de hoje (04 de abril de 2023), demos início a uma forte reestruturação da nossa programação, mexendo não só nas posições de âncoras, como também de editores-chefes, editores-executivos e até mesmo de programas que passarão a compor a grade não só da RICtv, bem como da Jovem Pan News e no nosso novo portal RIC.com.br.
Esse movimento está estabelecido na necessidade de continuar inovando e preparando as nossas marcas editoriais para performarem ainda mais. Temos um forte desafio de audiência em todas as plataformas e somente com coragem, marca registrada desta empresa, conseguiremos nos manter na vanguarda do mercado de comunicação. Em muitos produtos figuramos como vice-líderes de audiência. Queremos com essas ações alcançar a liderança em alcance, share ou audiência consolidada, não importando a plataforma.
Hoje, nos despedimos de Guilherme Rivaroli, que durante muitos anos integrou nosso time de jornalistas e apresentadores com muita garra, energia e inteligência. A ele nosso profundo agradecimento por ter construído alguns dos melhores momentos do nosso jornalismo. Quando cheguei à RICtv, depois de anos liderando a TOPVIEW, foi com o Rivaroli que desenvolvi meus primeiros projetos, culminando no retorno dele ao Paraná no Ar, programa que ele contribuiu para recolocar na vice-liderança absoluta de audiência. Ao Riva, desejamos sucesso em sua jornada.
Amanhã, em um evento que realizaremos aqui no pátio do Grupo Ric em Curitiba e com transmissão para todo Paraná, teremos o prazer de comunicar todas essas transformações. O que posso adiantar é que nosso casting contará com mais nomes de peso, jovens comunicadores que já brilham e que trarão para os nossos veículos ainda mais destaque.
Será um prazer contar a primeira parte das ações que lançaremos até o dia 15 de maio: os novos cenários, os novos programas, novos apresentadores, novas tecnologias, novos sites, e novas marcas como o RIC Notícias Live, o RIC Notícias Grandes Entrevistas, o RIC Notícias Newsletter, o novo portal RIC.com.br, o site do RIC Notícias 24 horas, o nosso novo site popular PRjá, a solução multiplataforma Grands, o Morar by TOPVIEW, além do nosso novo reality Domando o Fogo.
Aguardo vocês amanhã, às 11 horas da manhã. Para apresentar uma nova visão: 5 de abril de 2023, o dia em que o Jornalismo do Grupo Ric, o Jornalismo de Resultados, se tornará ainda mais conectado com o Paraná e com o Brasil.
Grupo Ric, a casa do jornalismo paranaense.
Forte abraço a todos,
Marcus Yabe
Diretor Corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC
Publisher da TOPVIEW