Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo demite diretor do Fantástico que ajudou a criar programa de Luciano Huck

Foto do executivo Jorge Espírito Santo, demitido pela Globo
Jorge Espírito Santo, diretor do Fantástico, foi demitido da Globo (foto: Cícero Rodrigues/TV Globo)

Compartilhe:

Depois de demitir três dos repórteres mais conhecidos do Rio de Janeiro, a Globo também decidiu dispensar Jorge Espírito Santo, que completaria duas décadas na empresa no próximo mês. Diretor artístico do Fantástico há nove anos, o executivo era responsável pelos quadros e séries especiais transmitidas pelo Show da Vida. Antes disso, ele foi um dos responsáveis pela criação do Caldeirão do Huck (2000-2021) e teve passagens marcantes pelo comando do Mais Você e do Estrelas (2006-2018), além de ter atuado como gerente artístico do GNT entre 2004 e 2010.

O que você precisa saber

  • Depois de demitir três repórteres, a Globo demitiu até mesmo um de seus executivos;
  • Diretor artístico do Fantástico desde 2014, Jorge Espírito Santo foi dispensado pela emissora;
  • Ele completaria duas décadas no canal em maio;
  • Entre os seus trabalhos marcantes, estão a criação e implantação do Caldeirão do Huck.

Assim como os jornalistas demitidos horas antes, Jorge Espírito Santo também tinha salário acima da média do mercado: ele acertou com a Globo no início de 2000, depois de uma bem sucedida experiência na Band. Com a ida de Luciano Huck para a líder de audiência no final de 1999, o marido de Angélica acabou conseguindo levar boa parte de sua equipe junto com ele. A dupla seguiu unida por quatro anos, quando o executivo foi convidado para assumir a gerência artística do GNT — foi na sua gestão que o canal por assinatura passou a se posicionar como um canal feminino.

Depois da experiência na televisão por assinatura, Espírito Santo voltou para o time da líder de audiência e foi escalado para comandar o Mais Você, que atravessava uma fase difícil na audiência, empilhando derrotas para a Record. Ele reformulou o programa e deu uma nova cara para a atração, que passou a dividir os temas do universo feminina com pautas factuais, em um formato que segue dando certo até hoje. Desde 2014, o executivo dava expediente no Fantástico e foi um dos responsáveis por uma das maiores reformulações da história do Show da Vida.

Em 1º de abril, o TV Pop revelou em primeira mão que os funcionários da Globo estavam em pânico desde que o conglomerado anunciou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro que iria promover demissões com foco em profissionais que tinham salários mais altos e fora da atual realidade do mercado televisivo. Nos próximos dias, a emissora irá apostar em cortes nas suas outras quatro bases (São Paulo, Brasília, Recife e Belo Horizonte) e, na última fase, os desligamentos irão atingir até mesmo nomes da alta cúpula da rede.

Procurada desde sábado pela reportagem para falar sobre a anunciada série de demissões, a Central Globo de Comunicação não se manifestou até a publicação deste texto. Depois que este texto foi ao ar, a emissora enviou o seguinte comunicado sobre a demissão de Jorge Espírito Santo:

A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.