Demitido publicamente pela RedeTV! antes mesmo de se reunir com a direção da emissora, Sikêra Jr. dá sinais de que não está disposto a ficar sem um programa em rede nacional: bastou que a notícia de sua dispensa fosse oficializada pela empresa de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho para que ele tentasse engatar uma oportunidade no SBT. Sem nenhuma proposta de outros canais, o jornalista mobilizou a sua rede de contatos para não voltar a ser apenas um âncora de telejornal local e já conseguiu retomar contato com Rafael Larena, braço direito de Silvio Santos.
Antes de ser contratado pela RedeTV! e estrear o Alerta Nacional há três anos, Sikêra chegou a negociar um contrato com o SBT e era frequentemente convidado para participar de programas da rede, como o The Noite e o Fofocalizando. As negociações com a emissora só esfriaram porque o jornalista não estava disposto a largar seu faraônico estilo de vida em Manaus, cidade em que ele superou até o ibope do Jornal Nacional, para se mudar para São Paulo. O interesse era apenas em seu passe, diferentemente da rival, que envolveu até mesmo a TV A Crítica em sua negociação.
O que você precisa saber
- Demitido pela RedeTV!, Sikêra Jr. corre contra o tempo para não ficar sem um programa em rede nacional;
- O apresentador retomou contato com Rafael Larena, assessor direto de Silvio Santos, para ter uma vaga no SBT;
- A emissora do homem do Baú já planejava um lançamento de um novo telejornal em parte do espaço do Primeiro Impacto;
- Originalmente previsto para ir até 2027, o Alerta Nacional chegará ao fim em 28 de abril;
- A RedeTV! aposta que conseguirá anular a multa rescisória de R$ 17 milhões na Justiça, enquanto Sikêra acredita que conseguirá manter o valor;
- Terceira envolvida na briga judicial, a TV A Crítica deverá aceitar o fim do programa amigavelmente.
A reportagem do TV Pop apurou que depois de seu primeiro contato com Rafael Larena, principal responsável por fazer o meio de campo entre as decisões de Silvio Santos e a direção do SBT, o jornalista ouviu que as portas estão abertas para a sua eventual contratação, já que a emissora planeja o lançamento de um novo telejornal ainda neste semestre, diminuindo o espaço atualmente ocupado pelo Primeiro Impacto. Um acordo com Sikêra Jr., no entanto, não depende só de Larena — na teoria, ele é apenas assessor de Silvio Santos, apesar de na prática atuar como um diretor.
Empolgado com a possível oportunidade, Sikêra decidiu tentar fazer barulho nas redes sociais: afastado do comando do Alerta Nacional desde 10 de fevereiro, o jornalista passou a compartilhar um jingle em que um imitador de Silvio Santos surge convocando todo o elenco do programa policial. A publicação tem sido compartilhada por boa parte dos envolvidos na atração, com exceção de Luiz Rodrigues, que assumiu o comando do telejornal e também da edição regional do programa, o Alerta Amazonas, desde que o titular foi afastado por razões médicas.
Ciente de que dificilmente escapará de mais um imbróglio judicial, a RedeTV! estuda como tentar sair da situação sem empilhar prejuízos: mesmo tendo feito carnaval em cima da renovação do contrato de Sikêra Jr. até 2027, com cobertura ao vivo no Alerta Nacional e reportagens — que permaneciam disponíveis até a publicação deste texto — em seu site oficial anunciando o acordo, a emissora aposta que conseguirá anular o acordo judicialmente, já que nunca devolveu o documento assinado para o jornalista e pela TV A Crítica, terceira envolvida no acordo milionário.
Há, no entanto, incontáveis registros de que Marcelo de Carvalho estava ciente da renovação de contrato com o apresentador: um deles, que estampa a foto que ilustra essa reportagem, foi tirado justamente no dia em que Sikêra Jr. e Dissica Calderaro, diretor-presidente da TV A Crítica, foram até São Paulo para acertar detalhes da prorrogação contratual. O acerto, datado de 2020, previa a prorrogação dos acertos envolvendo o jornalista e a emissora amazonense por mais cinco anos, válidos a partir da expiração do contrato original, na segunda quinzena de dezembro de 2022.
Naquela época, poucos apostariam que Jair Bolsonaro não iria se reeleger: o valor da multa contratual do aditivo, de R$ 17 milhões, foi pensado justamente em associação ao número eleitoral que popularizou o então Presidente da República. O político foi uma das presenças assídua durante os mais de três anos em que o Alerta Nacional esteve no ar. Não era raro que ele fosse para Manaus para conceder entrevistas ao programa policial. Uma delas, em abril de 2021, chegou a ser exibida às 21h30, tamanho era o prestígio do político e do apresentador entre os executivos da RedeTV!.
Mesmo com os registros públicos de que assinou a renovação de contrato de Sikêra, o jurídico da RedeTV! tem defendido que o fato de que o documento não ter sido devolvido com a assinatura de todos os envolvidos poderá livrar a emissora de pagar a multa milionária. Do outro lado, os advogados do apresentador acreditam ter provas o suficiente para comprovar que o documento é válido, tanto que o Alerta Nacional continuou no ar — e apresentado pelo jornalista — após o término da validade original do acordo.
Distante da batalha entre apresentador e emissora, a TV A Crítica não tomará partido de nenhuma das partes em uma batalha judicial: a reportagem do TV Pop apurou que apesar de também ser prejudicada pelo término antecipado do acordo, a emissora tende a aceitar a rescisão sem maiores problemas. O canal retransmite diversas atrações da RedeTV!, como A Tarde é Sua e TV Fama, e também é dono da Inova TV, retransmissora oficial da rede no Amazonas. Uma briga judicial acarretaria no fim da afiliação e, consequentemente, em mais gastos para a Rede Calderaro.
Procurada pela reportagem do TV Pop, a RedeTV! enviou uma nota em que confirma a saída de Sikêra Jr. e o encerramento do acordo com a TV A Crítica para a produção do Alerta Nacional. “A RedeTV! confirma o término do contrato com Sikêra Jr. e a TV A Crítica, geradora do Alerta Nacional, para a transmissão do formato em rede nacional”, afirma a emissora. Inicialmente, a atração continuará no ar normalmente até o dia 28 de abril. A partir de maio, a faixa das 18h deverá ser ocupada por um programa apresentado por Ronnie Von.