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Q DE QUE MESMO?

Globo serve comida com percevejos e larvas para funcionários em meio a demissões

Foto da apresentadora Renata Lo Prete nos estúdios da Globo São Paulo
Renata Lo Prete é uma das funcionárias potencialmente expostas ao ambiente insalubre da Globo São Paulo (foto: Reprodução/TV Globo)

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Não é apenas com o fantasma da demissão que os funcionários da Globo precisam se preocupar: há algumas semanas, funcionários da emissora em São Paulo também passaram a conviver com o medo de uma intoxicação alimentar. Diversos profissionais da líder de audiência estão apontando insalubridade nos refeitórios do canal, que são de responsabilidade de uma empresa terceirizada, com expertise no ramo da alimentação. Não é raro que colaboradores acabem indo parar na enfermaria após se depararem com percevejos em suas refeições — ou até mesmo larvas em seus cafés.

Procurada pelo TV Pop e questionada sobre a qualidade da comida servida aos funcionários da Globo São Paulo, a Sapore — responsável por administrar o refeitório da emissora — admite que um colaborador da rede encontrou um hemíptero em seu almoço, mas trata o episódio como um fato isolado. A companhia alega que uma pesquisa de satisfação interna apontou que 99% dos profissionais da rede estão satisfeitos com as comidas preparadas pela empresa. O canal, por sua vez, diz seguir todos os protocolos de segurança alimentar em seus restaurantes.

O que você precisa saber

  • Funcionários da Globo tem encontrado temperos indigestos em suas refeições, como larvas e percevejos;
  • A maior parte das queixas acontecem no bandejão da emissora, destinado aos profissionais do chão de fábrica;
  • Todos os restaurantes da Globo São Paulo, no entanto, são operados por uma mesma empresa — a Sapore;
  • A companhia confirma que um funcionário do canal encontrou um inseto em seu almoço, mas não comenta os outros incidentes;
  • No ano passado, o restaurante popular da RedeTV! (outra operação da Sapore) também foi alvo de denúncias;
  • A Globo, que ignorou reclamações de seus colaboradores, diz seguir todos os protocolos de segurança alimentar.

A reportagem teve acesso aos relatos de diversos funcionários que frequentam o bandejão da líder de audiência, que é gerido pela Sapore, também responsável pela administração dos refeitórios das sedes do SBT e da RedeTV!. A empresa também gere os outros dois restaurantes localizados nas instalações do canal (um deles é uma padaria e outro é destinado apenas para famosos, como apresentadores e convidados de programas, e diretores). As queixas se concentram no estabelecimento popular, destinado à profissionais do chão de fábrica, e que tem preços mais acessíveis.

As reclamações são transversais e envolvem profissionais que atuam nas mais diversas áreas, indo do jornalismo ao entretenimento. Há algumas semanas, a equipe de um dos telejornais do canal foi surpreendida ao comprar café em um dos restaurantes e acabar recebendo a bebida com larvas boiando no líquido. O episódio chegou ao conhecimento do departamento de Compliance da Globo, que segundo apuração do TV Pop, optou por ignorar as reclamações feitas pela equipe.

Dias depois, no bandejão administrado pela empresa terceirizada, um novo problema: vários pedaços de plástico foram encontrados no meio de uma sobremesa. A situação, outra vez reportada ao canal de denúncias da líder de audiência, foi mais uma vez ignorada pela emissora. O problema se agravou ainda mais no início desta semana, quando um funcionário encontrou algo parecido com uma barata no meio de seu arroz com feijão — a reportagem teve acesso aos registros fotográficos que comprovam o fato. A Sapore diz que o inseto era um hemíptero, e não uma barata.

O inseto no prato feito foi a gota d’água para que os profissionais da Globo fizessem novas denúncias ao Compliance na esperança de que finalmente algo seja feito para melhorar a qualidade dos alimentos servidos na empresa. Apesar da sede da emissora estar localizada em um bairro nobre, os funcionários tem receio de sair da empresa em horários menos movimentados, principalmente entre 19h e 5h da manhã, já que o prédio da rede fica em uma rua praticamente deserta fora dos horários de pico na cidade.

Sem alternativas de alimentação na região e enfrentando recusas de entregadores de aplicativos de delivery, que evitam aceitar pedidos feitos ali por medo de assaltos, vários profissionais da rede tem apelado para marmitas feitas em casa para evitar consumir os alimentos preparados pela Sapore. Mesmo quando servidas sem problemas aparentes, as refeições da empresa passam longe de ser uma unanimidade entre os colaboradores. Funcionários ouvidos pela reportagem dizem que é uma missão quase impossível ter um bom hálito depois de comer nos restaurantes da emissora.

Para os funcionários da Globo, a única explicação para a aprovação recorde do bandejão é o fato de que ninguém sabe como opinar na pesquisa de satisfação. De acordo com a Sapore, qualquer cliente dos estabelecimentos pode dar suas opiniões através de totens e de um link disponibilizado através de um código QR. Os profissionais, no entanto, dizem que a única forma de formalizar queixas sobre o restaurante é protocolando uma queixa no Canal de Denúncias da própria Globo, e não pela operadora do estabelecimento.

Não é de hoje que a Sapore empilha problemas na administração dos refeitórios de canais de televisão: no final de 2022, colaboradores da RedeTV! foram atrás de seus sindicatos para denunciar que encontraram larvas e baratas misutradas aos alimentos servidos no bandejão da emissora. A rede de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho, tal como a Globo, não conta com restaurantes que não sejam administrados pela companhia, fazendo com que os estabelecimentos sejam a única opção de vários colaboradores, principalmente dos que tem jornadas em mais de uma empresa.

O que dizem os citados

TV GLOBO
Estamos apurando o que aconteceu e aproveitamos para reforçar que seguimos todos os protocolos de segurança alimentar em nossos espaços de alimentação (restaurantes e lanchonetes), assim como monitoramos os indicadores de satisfação e níveis de serviços. A Globo não comenta assuntos de Compliance.

SAPORE
Pautada pela transparência que sempre norteou nossa atuação no mercado, a Sapore sente-se na obrigação de prestar esclarecimentos sobre os questionamentos apontados pelo TV Pop em relação à qualidade dos alimentos fornecidos em nossa unidade na TV Globo de São Paulo.

Tão logo recebemos a informação, a área de qualidade acionou o laboratório especializado em análises microbiológicas que identificou como sendo um hemíptero, inseto típico de jardins, que é atraído para ambientes internos pela luz e ou pelo cheiro – fazem parte da classe hemíptera cigarras, cochonilhas, pulgões, percevejos, entre outros.

Por ter sua estrutura física preservada, é possível atestar que o hemíptero encontrado não passou por qualquer processo de cocção. Além disso, diariamente são realizadas imagens fotográficas dos balcões dos alimentos, em intervalos de 1 hora, e nada foi constatado.

Possuímos equipes de qualidade multidisciplinares, internas e externas, que realizam auditorias mensais para garantir a segurança alimentar em nossos restaurantes. Na segunda-feira, 10 de abril, foi a data em que realizamos a nossa última inspeção nas dependências do restaurante da TV Globo, em São Paulo, e nada de atípico foi registrado. Na ocasião, além da averiguação das instalações, foi realizado treinamento in loco, com toda a equipe, para reforçar os processos de higienização dos alimentos, utensílios, bancadas, superfícies, entre outros.

Nossa companhia segue normas rígidas em todas as suas operações, o que contempla adotar as melhores práticas de armazenamento e estocagem, fabricação, pré-preparo, preparo, distribuição e manipulação dos alimentos, assim como realizar o controle de vetores de pragas e roedores em suas dependências internas, em conformidade com a legislação vigente.

Mensalmente, uma empresa especializada em controle de pragas, de insetos rasteiros e de roedores inspeciona nossas instalações (áreas de estoque, cozinha, restaurante e lanchonete), assim como realiza a prevenção e o combate em nossas dependências. Todas as certificações estão disponíveis para averiguação dos interessados.

É importante salientar, ainda, que nossos restaurantes possuem pesquisa de satisfação, via totem e QR Code, cujas respostas são enviadas diretamente para as empresas clientes. No caso do restaurante da TV Globo, o índice de satisfação teve média de 99,15%, nos últimos meses.

A Sapore está aberta ao diálogo e mantém sua cozinha à disposição para visitação de quem se interessar.

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