A enfadonha e previsível confirmação de Amanda Meirelles como a mais nova milionária do país acelerou ainda mais o processo de desgaste do BBB: um ano depois de ter tido a terceira pior audiência de uma final de toda a sua história com a vitória de Arthur Aguiar, o reality show da Globo chegou ao fundo do poço. A atração comandada por Tadeu Schmidt chegou ao fim tendo diversos recordes negativos para chamar de seu — a 23ª temporada do Big Brother Brasil chegou ao fim como a menos assistida da história do formato holandês desde a sua estreia, em 2002.
O que você precisa saber
- Com a vitória de Amanda, o BBB23 chegou ao fim empilhando recordes negativos do ibope;
- O triunfo da médica foi responsável pelo pior índice de uma final do reality, com 19,4 pontos;
- Com 18,8 de média ao decorrer de seus 100 episódios, a temporada foi a menos vista da história;
- Até então, a final menos assistida do programa era a da 14ª temporada, com 23,7 pontos;
- O título de temporada menos vista era pertencente aos 20,0 acumulados pelo BBB19.
Nem mesmo a grande final da edição, que costuma atrair telespectadores que não acompanharam o reality, foi capaz de frear a tendência desastrosa do programa. Dados prévios de audiência, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que o episódio que marcou a vitória da médica paranaense registrou média de 19,4 pontos na Grande São Paulo, marca consideralvemente inferior ao pior índice até então obtido por uma final do BBB — o desfecho menos visto era o da 14ª edição, em que Vanessa Mesquita se tornou campeã com 23,7 pontos.
Das 22h28 à 0h31, a Globo foi sintonizada por 39,8% dos televisores ligados na principal metrópole do país. Mesmo com o recorde negativo histórico, o fim da corrida pelo prêmio milionário seguiu na liderança isolada de ibope com grande folga: com pico de 25,0 pontos em seu primeiro minuto de exibição, a final do BBB23 não chegou nem perto de ser ameaçada por outro canal. Vice-líder das TVs abertas durante o período em que o reality esteve no ar, a Record pontuou 3,7, seguida por 3,4 pontos do SBT, e ambas foram vencidas pela soma dos canais pagos (6,1).
A seguir, confira a performance de ibope de todas as finais do reality show:
AUDIÊNCIA DAS FINAIS DO BBB
Ao decorrer de seus 100 episódios, o BBB de Amanda Meirelles acumulou média de 18,8 pontos na Grande São Paulo. Foi, de longe, a temporada de pior audiência da franquia Big Brother em território nacional: até então, o recorde negativo pertencia aos 20,0 pontos de média do BBB19, ainda comandado por Tiago Leifert. Além das duas edições, o ranking de cinco menores ibopes conta ainda com o BBB22, BBB17 e BBB14 (empatados com 22,9), BBB16 (23,6) e BBB13 (24,7).
Os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia seguinte. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos na respectiva emissora ou programa. Diariamente, a reportagem do TV Pop publica os índices consolidados de audiência dos principais programas da televisão brasileira.