Jock Zonfrillo, chef escocês radicado na Austrália e jurado do MasterChef Austrália, foi encontrado morto neste domingo (30) em uma casa em Melbourne. A informação foi confirmada nas redes sociais pela família, que não revelou a causa da morte. Ele deixa a esposa e quatro filhos. Zonfrillo apareceria na estreia da nova temporada do reality show culinário nesta segunda (1º), mas a emissora Network 10 decidiu suspender o programa.
O que você precisa saber
- Jurado do MasterChef australiano, Jock Zonfrillo morreu às vésperas da estreia da nova temporada do reality;
- Ele chegou a deixar episódios do novo ciclo da competição gastronômica gravados antes de morrer;
- A Network 10, canal que transmite o formato, optou por suspender a estreia da nova temporada da atração;
- “Estamos muito chocados para colocar tudo em palavras”, afirmou a emissora.
Natural de Glasgow, Zonfrillo nasceu em 1976 e aprendeu a profissão com alguns dos mais famosos chefs de cozinha do mundo. A carreira dele na cozinha começou no Reino Unido, onde trabalhou em Londres com o chef Marco Pierre White, a quem mais tarde atribuiu o mérito de lhe salvo a vida. Ainda na adolescência, Zonfrillo experimentou heroína e sofreu com a dependência química por anos, segundo seu livro de memórias lançado em 2022.
“Durante anos, ele equilibrou uma carreira de estrela em ascensão entre chefs lendários com uma toxicodependência incapacitante que o levou por muitos caminhos obscuros”, diz em um trecho da publicação. Em 1999, deixou o Reino Unido e se estabeleceu na Austrália como chef de cozinha do Restaurant 41, em Sydney. Na sequência, abriu o seu próprio estabelecimento, que fechou em 2000. Além do MasterChef, ele foi apresentador de programas como Nomad Chef, Restaurant Revolution e Chef Exchange.
Leia mais: Clara Buarque revela que não queria trabalhar na televisão: “Era uma negação”
Leia mais: Agatha Moreira revela polêmica nos bastidores de Terra e Paixão: “Não dou a mínima”
O maior sucesso dele na televisão foi na versão do MasterChef na Austrália. Em comunicado divulgado em conjunto com a Network 10, a família afirmou estar devastada pela sua morte. “Tantas palavras podem descrevê-lo, tantas histórias podem ser contadas, mas neste momento estamos muito chocados para colocar tudo em palavras. Para aqueles que se cruzaram no seu caminho, se tornaram seus companheiros ou tiveram a sorte de ser sua família, mantenham este orgulhoso escocês em seus corações quando beberem seu próximo whisky”.
“Pedimos que nos deixem sofrer em privado enquanto encontramos uma forma de atravessar isso e encontrar espaço do outro lado para celebrar o nosso insubstituível marido, pai, irmão, filho e amigo”, diz a nota. Gordon Ramsay, um dos chefes de cozinha mais conhecidos do mundo e jurado do MasterChef americano, também considerou a morte de Zonfrillo como devastadora. “Gostei muito do tempo que passamos juntos no MasterChef na Austrália. Envio todo o meu amor à Lauren e à sua família neste momento difícil”, disse o britânico em um microblog.