Afiliada da Globo em Goiás e Tocantins, a TV Anhanguera acaba de contratar um novo executivo para comandar o departamento de Programação. A partir de agora, a parceira da emissora líder terá como diretor Carlyle Ávila, que em janeiro foi dispensado pela Rede Bahia em um processo de reestruturação interna. Na afiliada sediada em Salvador, o profissional foi o responsável por recuperar os índices de audiência e bater as metas de faturamento em 2022. Ávila vai substituir Orlando Faria, demitido em razão da baixa audiência e pela falta de proatividade em novos projetos para a programação local.
O que você precisa saber
- Eternamente em crise de audiência, a TV Anhanguera terá um novo diretor de Programação;
- A afiliada da Globo em Goiás e Tocantins acertou a contratação de Carlyle Ávila para o cargo;
- Profissional experiente, Ávila foi responsável pela reestruturação da Rede Bahia após anos de resultados abaixo das expectativas.
Carlyle Ávila é um dos executivos de confiança da direção da Globo. Com mais de 25 anos de experiência no mercado de televisão, ele trabalhou na RPC, afiliada do Paraná, onde foi gerente de Jornalismo entre 2007 e 2011. Na emissora de Curitiba, ele ainda ocupou o cargo de diretor de Programação de 2011 a 2016. No ano seguinte, foi transferido para atuar na Globo do Rio de Janeiro e liderou o departamento responsável pelo planejamento da grade de programas. Ele permaneceu na cabeça de rede até ser contratado para chefiar a programação local da Rede Bahia, em setembro de 2019.
Leia mais: Globo demite diretor de programação por causa de baixa audiência
Leia mais: Pedro Bial abre o jogo e expõe se entraria em reality de confinamento
Em janeiro deste ano, Paulo Cesena, diretor presidente da Rede Bahia, anunciou mudanças na alta cúpula da companhia de comunicação. Além de Ávila, também deixou a empresa Eurico Meira da Costa, que era diretor de Jornalismo desde 2017. Os profissionais foram dispensados com o objetivo formar novas lideranças no negócio. Em 2022, segundo o chefão da afiliada da Bahia, foram batidas todas as metas de audiência e faturamento. Ávila terá a difícil missão de recuperar os índices de ibope da TV Anhanguera, que há anos sofre com a concorrência da Record.
Nas tardes de sábado, por exemplo, o programa No Balaio, a única atração de entretenimento produzida pela equipe da emissora, não raramente é derrotada pelo Balanço Geral GO em suas edições de sábado. Ao contrário de diversas afiliadas da Globo, que contam com eventos e campanhas que viabilizam a comercialização na grade de programação, a TV Anhanguera sequer tem se mobilizado para se aproximar da população nos últimos anos. Em 2023, o canal ainda perdeu os direitos de transmissão do Campeonato Goiano de Futebol para a TBC (TV Brasil Central), canal público administrado pelo governo de Goiás.