Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
NEM O WALCYR SALVOU

Terra e Paixão decepciona e vira estreia de novela das nove menos vista desde 1969

Foto de Caio, personagem de Cauã Reymond, no primeiro capítulo de Terra e Paixão
Terra e Paixão decepcionou no ibope em seu primeiro capítulo (foto: Reprodução/TV Globo)

Compartilhe:

Habitual salvador da pátria no quesito ibope, Walcyr Carrasco terá uma árdua tarefa pela frente: Terra e Paixão decepcionou em sua primeira noite e se transformou na pior estreia de uma novela das nove nos últimos 54 anos, na época em que o prinicpal horário de teledramaturgia da Globo ainda era na faixa das 20h. A trama não conseguiu superar nem mesmo fracassos como Um Lugar ao Sol e Travessia, responsáveis pelos piores desempenhos da faixa horária até o momento, mas que conseguiram estrear com índices melhores do que os da nova história da líder de audiência.

O que você precisa saber

  • Terra e Paixão sofreu com o embate com um jogo do Corinthians e não empolgou em sua estreia;
  • O folhetim teve o primeiro capítulo menos assistido de uma novela das 21h nos últimos 54 anos;
  • A trama estreou com média de 24,2 pontos e teve um pico de 25,3 em seu melhor momento;
  • Apesar do índice abaixo das expectativas, Walcyr Carrasco conseguiu mais público que a soma de todos os outros conteúdos lineares.

De acordo com os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o primeiro capítulo de Terra e Paixão marcou média de 24,2 e foi sintonizado por 38,8% dos televisores ligados na principal metrópole do país entre 21h20 e 22h44. Prejudicada pelo embate com uma partida do Corinthians exibida com exclusividade na TV por assinatura, a trama teve a pior estreia de uma novela das 21h desde Rosa Rebelde (8), em janeiro de 1969 — para uma comparação simples, Um Lugar ao Sol debutou com 25 e Travessia com 26.

Apesar de ter derrapado em sua estreia, a nova história da Globo não teve dificuldades para ter mais público do que a soma de todos os conteúdos lineares de televisão: o conjunto de canais pagos, impulsionado pelo embate do clube do povo com o Fortaleza, marcou média de 7,6 pontos no embate com o folhetim, enquanto a somatória dos canais abertos foi de 15,3 pontos. O SBT ficou na vice-liderança entre as principais redes, com 5,6 de média, seguido pela Record (5,3), Band (1,7), Cultura (1,1), RedeTV! (0,4) e Record News (0,4).

Estreias abaixo das expectativas não costumam representar uma pedra no caminho de Walcyr Carrasco: em 2017, O Outro Lado do Paraíso deu um salto de dez pontos de um dia para o outro com uma simples mudança de fase e se tornou um grande êxito. Mais recentemente, em 2021, a reapresentação de O Cravo e a Rosa estreou empatando com o Balanço Geral e rapidamente cresceu, ao ponto de ter se tornado um fenômeno sem precedentes no horário, acabando com o reinado de Fabíola Reipert e Reinaldo Gottino, que haviam enterrado até mesmo o Vídeo Show (1983-2019).

Os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia útil seguinte. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos na respectiva emissora ou programa. Diariamente, a reportagem do TV Pop revela todos os índices consolidados de audiência dos principais programas da televisão brasileira.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.