A Globo exibirá na Sessão da Tarde desta quarta-feira (10) o filme Desculpe o Transtorno. Lançado em 2016, o elenco é formado por Gregório Duvivier, Dani Calabresa e Marcos Caruso. O filme da Sessão da Tarde irá ao ar por volta das 15h35, pelo horário de Brasília, logo após o capítulo da reapresentação de Chocolate com Pimenta.
Um homem que possui dupla personalidade (Gregório Duvivier) incorpora duas personalidades diferentes em duas cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. Uma hora ela é Eduardo, um paulistano tímido e centrado. Outra hora ele é Duca, um carioca extrovertido e folgado. Sua vida amorosa se torna uma grande confusão quando, mesmo estando em um relacionamento estável com sua noiva Viviane (Dani Calabresa), seu alter-ego se apaixona por outra mulher, Bárbara (Clarice Falcão).
O filme teve uma morna recepção entre os críticos de cinema. Nayara Reynaud, do site Cineweb, escreveu: “A obra fica, por assim dizer, no meio do caminho ao fazer mais do mesmo dentro da comédia romântica que tanto conhecemos, mas sendo assim mesmo uma produção diversa quanto ao seu gênero e tom cômico dentro da cinematografia brasileira.
Natália Bridi, do site Omelete, avaliou o filme negativamente, escrevendo: “A intenção até podia ser fazer uma comédia romântica inofensiva, cuja realização é mais sentimental do que cinematográfica, mas falta ritmo e sinceridade para tanto […]. Ironicamente, na soma das suas partes, o próprio filme acaba sendo o transtorno pelo qual se desculpa no título”.
Daniel Schenker, em sua critica ao O Globo, disse: “A referência ao stand-up contida em Desculpe o Transtorno não é arbitrária, na medida em que o filme de Tomas Portella serve de veículo para atores notabilizados no campo da comédia. […] Os problemas se concentram no roteiro de Tatiana Maciel e Célio Porto”.