Após a Globo bater o martelo com a exibição de Mulheres de Areia (1993) no lugar de Chocolate com Pimenta (2003), Marcos Frota, que interpretou o Tonho da Lua, afirmou que ficou muito feliz com a novidade já que a trama é uma das mais vendidas para o exterior. O ator foi um dos grandes destaques da trama e foi reconhecido em muitos lugares pelo papel.
O que você precisa saber
- Galã de Mulheres de Areia, Marcos Frota comemorou a nova reprise da novela na programação da Globo;
- “É um trabalho que marcou muitas gerações no mundo todo. É uma das novelas mais vendidas no exterior”, relembrou o intérprete de Tonho da Lua;
- Ele contou que já foi abordado por conta do personagem em vários países, como no Uruguai e em Portugal.
“É um trabalho que tem 30 anos e de lá para cá marcou muitas gerações, não só no Brasil, mas no mundo todo. É uma das novelas da Globo mais vendidas no exterior. Isso, para mim, rendeu uma série de ótimas histórias em viagens. Em 1995, por exemplo, fui convidado para participar com uma comitiva brasileira da posse do presidente do Uruguai, Julio María Sanguinetti. Ao me ver, ele parou a cerimônia e veio falar comigo me chamando de Tonho da Lua”, contou o ator em conversa com Patrícia Kogut, do O Globo.
Leia mais: Christiane Torloni descreve convite para Mulheres Apaixonadas: “Foi irrecusável”
Leia mais: Antonio Fagundes revela exigência inusitada para protagonizar série da Globo
O artista relatou que chegou a conhecer o dublador do Tonho da Lua na Rússia. “Uma vez, em Lisboa, encontrei com o Mario Soares (ex-primeiro ministro e presidente do país) e ele me contou que, quando a novela entrava no ar, ele fechava o gabinete dele. Eu estava na região do Porto caminhando para ver o pôr do so e vejo um homem correndo na minha direção. Ele se aproximou e me abraçou forte, me segurou pelo rosto. Aí contou que era o dublador do Tonho da Lua na Rússia. Ele estava muito emocionado com aquele encontro, porque disse que precisou me estudar bastante para o trabalho, já que o Tonho não só falava, mas tinha trejeitos muito característicos”, afirmou.
A substituta de Chocolate com Pimenta é protagonizada por Gloria Pires e foi escrita por Ivani Ribeiro. A novela da Globo é um remake de duas tramas da própria autora – Mulheres de Areia (1973) e O Espantalho (1977). A história contou com a colaboração de Solange Castro Neves e direção de Carlos Magalhães, Ignácio Coqueiro e Wolf Maya, também diretor geral.
A novela se passa a partir do momento em que a jovem Ruth (Gloria Pires) volta a morar com os pais, o casal de pescadores Isaura e Floriano, e com sua irmã gêmea, Raquel, na fictícia Pontal D’Areia, cidadezinha do litoral fluminense. Ruth e Raquel, apesar de fisicamente idênticas, têm personalidades totalmente opostas. Ruth é doce, calma, humilde e possui um bom coração, mas Raquel é egoísta, ambiciosa e maldosa.